Os livros da mãe

“O cérebro da criança explicado aos pais”: Vamos perceber como funciona?

O livro “O cérebro da criança explicado aos pais”, de Álvaro Bilbao e editado pela Editorial Planeta, é um livro que deveria ser de leitura obrigatória para todos os pais. No seu livro, Álvaro Bilbao recorre-se da ciência e dos seus conhecimenos em Neurociências para nos explicar aqueles comportamentos dos nossos filhos que nos tiram do sério. Explica-nos que o cérebro dos mais pequenos ainda funciona de forma diferente do nosso, a sua visão da realidade não é a mesma que a nossa e, por isso, podemos achar que fazem tudo mal. Trata-se do processo normal de crescimento do cérebro que se traduz nos comportamentos que observamos.

 

O facto de ser baseado em muitas evidências científicas, torna este “O cérebro da criança explicado aos pais” particularmente interessante para mim. Esse é um aspecto bastante positivo e que todos os livros sobre o desenvolvimento da criança deveriam ser assim. Recomendo este livro a todos os pais de crianças com idades até aos seis anos. Tenho a certeza de que vos irá tranquilizar em muitas das vossas dúvidas quanto aos comportamentos dos vossos filhos serem ditos normais…

 

Álvaro Bilbao tem de ser um nome a existir na vossa biblioteca se forem pais e se gostarem de ler sobre parentalidade. Este investigador defende que o colo nunca é demais e que cada criança tem o seu ritmo próprio de desenvolvimento, sem que seja necessária competição entre mães para ver que vai ser o próximo génio!

“O cérebro da criança explicado aos pais”: O que nos espera neste livro?

O livro cobre diferentes áreas do desenvolvimento da criança até aos seis anos. Está dividido em três partes: fundamentos (para compreendermos como funciona o cérebro), ferramentas (como podemos utilizar a empatia e a comunicação para compreendermos melhor as necessidades dos nossos filhos) e inteligência emocional (talvez uma das mais importantes!). A linguagem utilizada em todo o livro é simples e directa, permitindo a compreensão das ideias que nos querem transmitir. Cheguei mesmo a pensar que estava, ao vivo e a cores, a falar com o autor e isso é sempre bom quando acontece, não acham?!

Acho que, sem ser um livro demasiado extenso, “O cérebro da criança explicado aos pais”, cobre uma grande diversidade de áreas e de temáticas, sendo daqueles livros que vale a pena marcar para guardar as ideias mais importantes a usar no futuro. Acima de tudo, este livro transmite-nos a mensagem de que temos tudo para conseguir compreender os nossos filhos… Mesmo naqueles dias em que o mundo parece vir abaixo! E recomendo-vos particularmente lerem uma das últimas secções do livro, “as melhores aplicações para crianças com menos de seis anos”. Vai valer a pena 😉

Outros livros de Álvaro Bilbao:

Todos para a cama (podem ler a book review que já escrevi deste livro aqui)

Cuide do seu cérebro e melhore a sua vida

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *