Os livros do filho

“Pequenos livros sobre grandes pessoas”: Nelson Mandela e Charles Darwin

pequenos-livros-sobre-grandes-pessoas

“Pequenos livros sobre grandes pessoas” é, talvez, uma das mais especiais colecções que descobri nos últimos tempos. Isabel Thomas explora as biografias de algumas das personalidades mais marcantes da história mundial numa linguagem própria para os mais pequenos. Esta colecção editada pela Fábula (uma chancela da 2020 Editora) já conta com seis livros editados. Cá em casa, temos estes dois sobre a vida de Nelson Mandela e de Charles Darwin. Dois livros sobre dois homens que mudaram a visão do mundo de forma marcante. Um, mostrou ao mundo a origem das espécies. O outro, justificou ao mundo a necessidade de se terminar com o Apartheid. Inícios e finais que importa explicar aos mais pequenos para que compreendam melhor o mundo em que vivem.

 

“Pequenos livros sobre grandes pessoas”: Charles Darwin

O nome de Charles Darwin dispensa apresentações para os apaixonados sobre a evolução das espécies e o mundo da Biologia. Nascido em 1809, em Shrewsbury, ficará para sempre conhecido pela sua paixão pela Biologia e Geologia e pela sua viagem no HMS Beagle (Reino Unido, 1831 – Reino Unido, 1836; passou pela América do Sul, Pacífico, Austrália, Oceânia, África do Sul e Atlântico). É fruto desta viagem em torno do globo que nasce o seu livro, A Origem das Espécies, publicado em 1859.

No livro sobre Charles Darwin, podemos acompanhar a vida deste naturalista que nos mostrou que as espécies evoluem e têm a capacidade de se adaptar ao mundo onde vivem. É essa capacidade de adaptação que nos permite ter a variedade de espécies que temos nos dias de hoje e das que ainda estão por descobrir! Um livro com ilustrações simples mas cheias de significado, que nos prendem desde as primeiras páginas. Um livro especial, dedicado a todos os pequenos explorados a partir dos 9 anos que querem trazer novos inícios para o mundo da ciência!

 

“Pequenos livros sobre grandes pessoas”: Nelson Mandela

Nelson Mandela deve ser, provavelmente, um dos políticos mais marcantes do século XX. Nascido numa África do Sul em que as diferenças na cor da pela impunham fortes diferenças sociais… Viveu sempre inconformado por uma realidade que não lhe fazia sentido. Porque deveria ser a cor da pela a determinar os locais que se podia frequentar, ir ou não à escola e ser médico ou professor? Nelson Mandela lutou, com todas as suas forças, para ditar o fim do Apartheid… E conseguiu!

O livro de Isabel Thomas mostra-nos como foi a vida deste homem que lutou pela igualdade e pela liberdade. Mostra-nos o seu longo percurso de luta, partes da sua vida na prisão e a sua libertação,  permitindo-lhe assumir as rédeas de um país que necessitava de um novo início. Muitas vezes, achamos que determinados assuntos não são para ser mostrados às crianças mas discordo… Acho que, da forma certa, podemos explicar às crianças que nem todos os países têm a mesma realidade que vivemos em Portugal. Devemos mostrar-lhes que a liberdade custou muito a muitas pessoas e que essa luta ainda perdura em muitos locais do mundo.

Este livro sobre Nelson Mandela tem exactamente essa função: mostrar às crianças desde os 9 anos que a cor da pela não justifica nenhuma limitação. Apenas que devemos caminhar lado a lado em direcção a uma nova origem!

Outros títulos da colecção “Pequenos livros sobre grandes pessoas”:

Frida Kahlo

Leonardo da Vinci

Fernão de Magalhães

Anne Frank

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *