Os livros da mãe

“Berra-me baixo”: Checklist para deixarmos de arrancar cabelos?!

berra-me-baixoBerra-me baixo... Um título curioso e apelativo, não acham?! Foi exactamente o que eu pensei quando me cruzdei com este livro de Magda Gomes Dias, a autora do blog Mum’s the boss e a criadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas, editado pela Manuscrito EditoraA capa é bastante chamativa para qualquer pai: “21 dias para deixares de gritar com o teu filho”. Quem nunca sentiu necessidade disto mesmo?! Isto da parentalidade é muito giro… Mas nem todos os dias correm bem, chegamos cansados e esgotados a casa ao final do dia e existem momentos em que gritamos com os nossos filhos. Mesmo que não nos identifiquemos com essa forma de agir… E aí pesam sobre nós remorsos por termos feito… É inevitável!

Como sabem, muitas são as leituras que faço sobre parentalidade (podem espreitar todas as book reviews que já publiquei sobre o tema escolhendo a etiqueta “livros parentalidade” no separador “Os livros da mãe” das Leituras Descomplicadas). Um desses livros foi o “Crianças felizes”, da mesma autora, e de que gostei bastante (classifiquei com 4 estrelas no Goodreads). Esse foi o primeiro livro que li da Magda Gomes Dias e gostei da perspectiva que ela nos fornece sobre a Parentalidade Positiva e as dicas que nos apresenta para a aplicarmos na nossa vida diária, como podem ler nesta book review que partilhei neste post. Um dos aspectos de que mais gostei nesse livro foi o seguinte:

Compreendermos a importância de olharmos os nossos filhos, ouvi-los com atenção e promover o seu crescimento num ambiente seguro é fundamental. E este livro da Magda Gomes Dias consegue ser um excelente amigo para fazermos esse caminho! (…) Não é aqui que vão encontrar a solução perfeita para a felicidade dos vossos filhos. (…) A Magda apenas vai subir os vossos níveis de consciência para as necessidades das crianças e dar-vos um olhar diferente sobre a realidade de todos os dias. 

Tendo gostado desta primeira leitura, o livro “Berra-me baixo” foi uma sequência natural nas escolhas de leitura na área da parentalidade. Mas acreditam que tive uma surpresa?!

 

“Berra-me baixo”: A minha opinião sobre o livro

Bem… Para começar… Apenas vos digo que classifiquei este livro como 3 estrelas no Goodreads. O livro “Berra-me baixo” apresenta-nos algumas estratégias de coaching parental utilizadas pela autora nas suas sessões de aconselhamento parental divididas pelo período de 4 semanas. Ao longo dessas 4 semanas, a autora convida-nos a reflectirmos sobre a forma como nos relacionamos com os nossos filhos (e com os outros) num ciclo de mudança pessoal… Para que os gritos diminuam e a serenidade passe a imperar mais vezes em nossa casa.

Mas senti um sabor agridoce a ler este livro que não senti no “Crianças felizes”... Confesso que estava bastante expectante com este livro… Mas se no “Crianças felizes” tinha ficado presa na leitura e tinha tido sempre vonta de continuar… Esta receita “Berra-me baixo” não teve o mesmo efeito sobre mim. Talvez por prometer ser uma receita infalível para deixarmos de gritar em casa, talvez por não estar com o mood certo para este livro… Não sei bem explicar. O que sinto é que não correspondeu às expectativas e não ficou entre os meus livros preferidos sobre parentalidade. Para ser sincera, teve um sabor um pouco de Super Nanny e acho que esse pode não ser o melhor caminho… Não me identifiquei com as estratégias mas é como em tudo… Não podemos ter todos a mesma opinião ou seguir o mesmo rumo ou gostar das mesmas coisas, não é verdade?!

Cada vez mais me convenço de que livros que prometem receitas infalíveis acabam por não ser os meus preferidos. Acho que as receitas nem na cozinha funcionam ou não fosse eu uma daquelas pessoas que adora inventar (Healthy Bites, desculpa mas nunca vou seguir as tuas receitas religiosamente!). Por isso, fico sempre com este sentimento quanto leio livros que prometem algo.. Parece que fico a torcer o nariz e depois a leitura não me prende tanto… Não sei como foi com quem já tenha lido este “Berra-me baixo”… O que sentiram? Ficaram com o mesmo sabor agridoce no final de leitura? Contem-me tudo!

 

Outros livros da Magda Gomes Dias:

Crianças felizes, Manuscrito Editora

Pára de chatear a tua irmã e deixa o teu irmão em paz, Manuscrito Editora

 

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *