Os livros da mãe

Diário de uma miúda como tu: sabias que é possível viver sem telemóvel?

diario-de-uma-miuda-como-tuJá pensaram o que seria ficarem uma semana sem telemóvel?! Foi isso que aconteceu à Francisca, a jovem de 9 anos que está por detrás do Diário de uma miúda como tu! Este título de literatura juvenil, escrito por Maria Inês Almeida e editado pela Nuvem de Letras, retrata a história da Francisca que poderia ser a história de qualquer miúda de 9 anos.

Para ela, os legumes são nojentos… E essa relação de ódio com pequenos alimentos faz com que seja brindada com uma semana sem ter acesso ao telemóvel e à internet. E eis que a Francisca pensa… Como é que vai ser possível viver uma semana, nos dias de hoje, sem ter acesso ao mundo que um telemóvel abre diante de nós?! Pois é exactamente isso que vamos descobrir em “Diário de uma miúda como tu”. Com linguagem simples e muita imaginação, a autora mostra-nos a capacidade que as crianças possuem de ganhar interesse por outras coisas quando o telemóvel não é uma opção. Francisca descobre que gosta de escrever, de olhar o mundo em redor e que tem a capacidade de se maravilhar com uma borboleta em vez de dar atenção à aula de matemática. E descobre, também, que as miúdas podem ter interesses completamente diferentes de maquilhagem e acessórios e que o meio ambiente precisa que ao ajudemos!

No livro cheio de boa disposição, a Francisca ensina-nos que pequenas alterações nos nossos hábitos diários podem ajudar-nos a cuidar melhor do nosso planeta. Para quem pensa que “Diário de uma miúda como tu” é apenas mais um livro divertido para miúdas a entrar na pré-adolescência… Nada a ver! “Diário de uma miúda como tu” surge como um despertar da consciência ambiental, fundamental que fomentar junto dos mais jovens. Essa é a outra mensagem do livro: a consciencialização sobre a preservação do meio ambiente. Um livro divertido, dirigido aos mais novos, e que pode ser um bom ponto de partida para se falar com eles sobre as questões ambientais. 

 

Para quem tiver ficado com curiosidade sobre a história da Francisca, já podem descobrir as suas mais recentes aventuras em “Diário de uma miúda como tu – Férias!”. Será que as férias grandes vão trazer à Francisca tudo aquilo que ela está à espera?!

 

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *