Os livros do filho

Meninas pequenas, grandes sonhos: Os ensinamentos de Marie Curie e Stephen Hawking

meninas-pequenas-grandes-sonhos

Já conhecem a colecção “Meninas pequenas, grandes sonhos”? Esta colecção, editada pela Nuvem de Letras, que também já tem a versão “Meninos pequenos, grandes sonhos”, mostra-nos como as coisas podem acontecer, bastando-nos sonhar para que isso aconteça! Pronto… Podem dizer que se trata de uma visão um pouco utópica do mundo e que não se deveria passar esta mensagem às nossas crianças… Afinal será que acreditar nos sonhos nos faz mesmo chegar onde queremos? Eu acredito que sim! E vocês?

“Meninas pequenas, grandes sonhos”, destinada ao público infantil até aos seis anos, da autora Maria Isabel Sánchez Vegara e a participação de outros autores, tem um grande objectivo, a meu ver… Mais do que ensinarmos as nossas crianças a sonhar por sonhar… Acho que se destina a incutir-lhes a mensagem, desde tenra idade, que acreditar nas suas capacidades é fundamental para conseguirem o que desejam. Mesmo quando o mundo se parece virar contra eles, quando se sentem aprisionados num corpo que não faz o que eles querem (como é o caso da história de vida de Stephen Hawking – WOOK, Bertrand) ou têm de lidar contra preconceitos num mundo de homens (como aquele onde viveu Marie Curie – WOOK, Bertrand)… As nossas devem acreditar nas suas capacidades e desenvolver a sua autonomia. Devem lutar contra preconceitos e contra o que a sociedade supostamente espera de meninos e meninas. Não existem profissões proibidas para ninguém! Os limites existem para serem contrariados… E é isso que devemos passar às nossas crianças.

Nem sempre olhamos para os livros como ferramentas de desenvolvimento de personalidade e de motivação… Olhamos para os seus textos e para as suas ilustrações, ficamos apaixonados, lemos a história à hora de dormir… E muitas vezes é apenas isso! Os livros são, podem e devem ser mais do que isso! Está nas nossas mãos mostrar a “meninas pequenas, grandes sonhos”. O céu deve ser o limite para aquilo que fazemos com os livros. Eles destinam-se a darmos novos mundos, a nós próprios e aos nossos filhos. “Meninas pequenas, grandes sonhos” faz-nos acreditar que tudo é possível. Basta que acreditemos com o coração!

 

Outros títulos da colecção:

Teresa de Calcutá – WOOK, Bertrand

Frida Khalo – WOOK, Bertrand

Amelia Earhart – WOOK, Bertrand

Anne Frank – WOOK, Bertrand

 

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *