Os livros da mãe

“Um ateliê de sonhos”: Beleza no meio do horror…

Já pensaram quantas vezes somos capazes de encontrar beleza no meio do maior horror? É assim que vejo a história que Lucy Arlington nos conta em “Um ateliê de sonhos” (edição TOPSELLER). Neste livro, a autora conta-nos a história de Ella e Rose, desde que se encontraram à porta do ateliê de costura em Auschwitz-Birkenau até à libertação no final da Segunda Guerra Mundial. Quem me conhece e me acompanha através das Leituras descomplicadas no Instagram, já se deve ter dado conta que as leituras sobre a Segunda Guerra Mundial são das que mais me agradam, por isso não seria de estranhar o interesse que tive por este livro logo desde que o descobri. E se vos disser que este foi um livro lido em pouco mais de 24 horas?! Ainda dá para perceber melhor o meu interesse e a classificação de 5 estrelas que lhe atribui no Goodreads.

As histórias de sobreviventes de Auschwitz, sejam em formato biográfico ou de romance histórico, despertam sempre interesse nos leitores. Se espreitarem, por exemplo, o top 10 da semana passada da Bertrand no Instagram, encontram lá “O tatuador de Auschiwtz”. Eu própria já vos escrevi por aqui sobre o livro “A rapariga de Auschwitz” (vejam a book review deste livro neste post) e vos deixei uma sugestão de livros sobre o Holocausto que podem espreitar aqui. O interesse por esta fase da história mundial, que pode ser um pouco macabro, eu gosto de olhá-lo como a importância que deve ser dada a estes acontecimentos para que eles não se reptam. Como diz Lucy no final de “Um ateliê de sonhos”: “Tenho esperança“. Vamos conhecer a minha opinião sobre este livro?

 

“Um ateliê de sonhos”: A minha opinião sobre este livro

Como já vos disse, li este livro em pouco mais de 24 horas. Se pensarmos que, neste período, ainda trabalhei, dormi e estive em família… Podem ver todo o interesse que esta leitura me despertou! A autora tem a capacidade de nos prender à leitura de “Um ateliê de sonhos” desde as primeiras frases e das primeiras palavras de Ella com Rose. Se, ao início, poderíamos pensar que estas duas meninas vindas de mundos tão díspares, não se iriam dar bem… Vemos o quanto a adversidade pode juntar pessoas tão diferentes nas suas origens e mantê-las unidas através de laços inquebráveis. Nem a dureza transmitida pelo campo de concentração nem por outras personagens, como Marta e Carla, as conseguiu afastar! A dada altura, confesso que ainda esperei que se fosse gerar um triângulo amoroso na história… As emoções à flor da pele, a revolta contra um presente que poderia parecer insignificante e a dimensão dos actos fazem-me acreditar que a ligação das personagens pode ser mais forte do que à primeira vista… Mas vou deixar para vocês descobrirem isto na nossa leitura de “Um ateliê de sonhos”… Depois, partilhem comigo se partilham  da mesma opinião! 🙂

Como surge na contracapa do livro, este é um livro que encherá as medidas a quem gostou de “O rapaz do pijamas às riscas”. A realidade de Auschwitz-Birkenau, apelidado de Birchwood neste livro, é descrita de forma a apelar as nossos cinco sentidos. Sentimos a pele da nuca a arrepiar-se e os odores entram pelas nossas narinas mostrando o que a raça humana é capaz de fazer no caminho cego do poder. Apesar da realidade crua, a autora enrede-a em tecidos luminosos, rendas e linhas coloridas transformando-a numa amizade e num caminho feito separadamente mas em conjunto até à boutique na Cidade das Luzes. Curiosos?! mais não posso escrever ou esta book review virará spoiler! Peguem no “Um ateliê de sonhos” e descubram por vocês mesmos! Boas leituras!

 

Podem ver a minha review sobre o “Um ateliê de sonhos” no Goodreads aqui.

 

Outras sugestões de leitura:

Em complemento a “Um ateliê de sonhos”, deixo-vos a sugestão de um outro livro editado pela TOPSELLER. “A costureira de Dachau” relata a história de Ada Vaughn que luta contra as adversidades no campo de concentração de Dachau com o talento que possui: ser costureira.

 

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *