Os livros da mãe

Greta Thunberg: Despertar para a consciência ambiental e o Síndrome de Asperger

greta-thunbergQuando Greta Thunberg saiu de casa, a 20 de Agosto de 2018, para se manifestar pela preservação do planeta, o mundo estava longe de adivinhar o importante papel que ela iria ter. Esta jovem, nascida em 2003, e descendente de Svante Arrenhius (Prémio Nobel da Química pelos estudos sobre o cálculo do efeito das gases de estufa na atmosfera) tinha um simples objectivo: mostrar aos adultos que o tempo para o planeta Terra está a escassear. E conseguiu ir muito mais além do que o espaço em frente ao Riksdag, em Estocolmo. Graças a ela, jovens por todo o mundo são o rosto do movimento #fridaysforfuture!!

Greta Thunberg teve a capacidade de, pouco a pouco, conseguir chegar às personalidades mais influentes de todo o mundo e despertar para a importância da consciência que os nossos actos podem ter sobre o planeta. Cada vez mais pessoas começaram a despertar para a importância de ter hábitos de vida mais sustentáveis. Desde Agosto de 2018, Greta Thunberg já foi a diversos locais discursar sobre a sua causa. Contornando o Síndrome de Asperger com que foi diagnosticada, uma perturbação do desenvolvimento caracterizada pela dificuldade em estabelecer relações sociais comunicação não verbal, tem levado a sua causa a diversos locais. Mas apenas da Europa e até onde consegue chegar de transportes públicos ou no carro eléctrico do seu pai… Greta, com a consciência do grande impacto que o tráfego aéreo possui sobre a emissão de CO2 para a atmosfera, recusa-se a viajar de avião. Fruto disso, já recusou convites para palestrar em países como os Estados Unidos ou a Austrália… Mas mantém–se fiel aos princípios da causa que a move. E que já fez com que fosse nomeada para o Prémio Nobel da Paz!

 

Greta Thunberg: A sua fantástica história contada aos mais novos

Cada vez mais me convenço que as leituras que oferecemos aos mais jovens podem fazer a diferença. A Editorial Planeta publicou recentemente, em Junho de 2019, o livro “A admirável história de Greta Thunberg”, destinado ao público juvenil. É uma biografia ilustrada que nos mostra como esta menina tem progredido na sua forma de se relacionar com o mundo, deixando para trás o Asperger que podia deitar por terra as oportunidades de falar em público. Tem uma escrita simples, apropriada aos mais jovens, mas que deve ser lida por todos os adultos. Enquanto pais, não devemos virar as costas a estes livros. Podemos e devemos incluí-los nas nossas leituras para que possamos abordar estes temas com os mais jovens, com uma linguagem simples e directa. E esta admirável história é um bom exemplo!!

O livro desperta-nos para a importância de cuidarmos do nosso planeta e, ao mesmo tempo, do quanto é importante darmos espaço às crianças e jovens que possam ter algum problema de desenvolvimento. Ainda que se pudesse pensar que esta seria apenas um livro sobre activismo ambiental.. Ele consegue ser muito mais do que isso! Através da história de Greta Thunberg, estamos diante de um livro que promove a inclusão. E isso é mais um aspecto muito positivo que devemos destacar sobre ele! Duas importantes reflexões devemos fazer ao ler este livro: Como é possível uma jovem ter a capacidade de chegar a tantos milhares de pessoas por todo o mundo? Como é capaz de ter uma voz que se eleva tão alto e de forma tão forte que a fez ser nomeada para um Nobel da Paz?

Aqui vos deixo, neste início de semana, uma sugestão de leitura leve, para ler nas férias com os mais jovens. Mostrem-lhes a importância de cuidar do meio ambiente. Saiam de casa e explorem o mundo à vossa volta, seja no campo, na cidade ou na praia. Valorizem os espaços verdes que têm junto de vocês e apostem em hábitos de consumo mais sustentáveis. Repensem as rotinas em vossa e casa e sigam o exemplo de Greta Thunberg: nas vossas #fridaysforfuture implementem jogos e experiências relacionadas com o meio ambiente. Os vossos filhos e o planeta irão agradecer!

 

Podem encontrar o livro disponível na Bertrand. Aqui fica o link para ele!

 

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *