Os livros do filho

Dia Mundial do Livro: Promover a leitura todos os dias!

dia-mundial-do-livro
Imagem de DGLAB

O dia 23 de Abril assinala o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Este dia foi criado pela UNESCO em 1995, sendo comemorado desde 1996 com o objectivo de “promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores” (a partir de DGLAB). E querem saber o motivo da escolha do dia 23 de Abril? Existe uma tradição catalã segundo a qual, neste dia, os homens oferecem às suas mulheres uma rosa vermelha de São Jorge e recebem, em troca, um livro. Não sei se ainda existe mesmo esta tradição mas parece-me uma excelente forma de celebrar o amor, não acham? Flores e livros serão sempre a inspiração de muitas pessoas e nada como celebrar o amor dessa forma.

Neste dia, quero que pensem nos livros que mais gostam de ler, no vosso autor preferido de sempre, nos momentos de leitura com os vossos filhos e nos livros que vos fazem companhia no caminho para o trabalho. Quero que pensem naquelas listas de livros obrigatórios que tínhamos de seguir quando andávamos na escola e que nos fizeram conhecer autores que nem fazíamos ideia de que poderíamos gostar. Quero que pensem em autores clássicos e outros mais recentes mas que nos conseguem inspiram com a mesma força. Quero que pensem em projectos bonitos construídos me torno da leitura como o desafio de leitura da Rita da Nova, Uma dúzia de livros, ou a curadoria “Um livro debaixo da asa”, da responsabilidade da Joana do blog Às cavalitas do vento.

Acima de tudo, neste dia, quero que pensem no trabalho que autores, ilustradores e editoras têm, todos os dias, para vos fazer chegar novidades e livros de encantar. Por isso, digam não à passagem de pdf de livros por email apenas porque é de borla. Digam não à cópia de livros que apenas prejudica quem dedica a sua vida à promoção de hábitos de leitura. Respeitem o trabalho de quem se dedica a criar páginas e páginas de histórias inspiradoras todos os dias!

 

Feliz Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor!

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *