Mom descomplicada

Oceanário de Lisboa: Nós adoramos e vocês?

O Oceanário de Lisboa é, provavelmente, uma das atracções de Lisboa que mais visitantes recebe ao longo do ano. A marcar a paisagem do Parque das Nações desde a Expo98, este aquário gigante proporciona-nos a descoberta das espécies de mares de todo o mundo. O aquário central é a imagem de marca do Oceanário. Nele, milhões de litros de água albergam diferentes espécies que nos atraem desde o primeiro olhar. Diversos cardumes de peixes, diferentes espécies de tubarões e um enorme peixe-lua partilham este espaço num bailado constante. A exposição permanente permite conhecer ambientes aquáticos e terrestres, em que podemos conhecer habitats temperados, tropicais e frios onde abundam aves, invertebrados, peixes, anfíbios, mamíferos, plantas e algas. O Oceanário tem ainda espaço dedicado a exposições temporárias. Actualmente, o Oceanário tem a exposição “Florestas submersas by Takashi Amano”, onde podemos ver réplicas de habitats de florestas tropicais num único aquário ao som de Rodrigo Leão.

O Oceanário é tudo isto que vemos numa visita mas tem também muito trabalho de bastidores. Todos os dias, muitos biólogos marinhos e outros profissionais trabalham para que os animais vivam com saúde e alimentação adequada a cada espécie que habita nos diferentes espaços. O Oceanário tem também um papel muito importante ao nível da conservação dos ambientes marinhos. Conforme podemos leros ecossistemas marinhos são dos maiores activos que Portugal pode ter e é fundamental assegurar, através de financiamento e de apoio ao conhecimento científico, a sua integridade no presente e para o futuro“. É, por isso, importante levarmos as nossas crianças a este local e mostrarmos-lhes o que podemos fazer pela conservação do planeta e das espécies que nele habitam, em particular as que vivem no mar.

 

Oceanário de Lisboa: A nossa experiência

Somos uns verdadeiros apaixonados pelo Oceanário desde a nossa primeira visita. A primeira vez que fomos, o meu filhote tinha apenas nove meses e fiquei bastante surpreendida por conseguirmos fazer a visita completa com ele. Podem ler sobre as descobertas em família e o mar no post que escrevi sobre essa primeira visita. Não chorou durante toda a visita e esteve particularmente atento ao aquário central (como não estar?!) e aos aquários de peixes tropicais, bastante coloridos. Depois disso, regressamos quando tinha um ano e, no fim-de-semana passado, fizemos a nossa mais recente visita ao Oceanário. E foi todo um mundo novo!

Estando quase a fazer três anos, a compreensão do mundo que o rodeia e o interesse é bastante diferente. Vejo que já vai fazendo perguntas sobre o que vê e existem animais que lhe despertam mais interesse do que outros. Ficou verdadeiramente fascinado pelos tubarões e pelo polvo gigante que por lá existe. E tem um olho particularmente atento para conseguir descobrir as solhas, pregados e rodovalhos que se escondem na areia do seu aquário! Procura ver sempre mais coisas, quer estar perto de tudo e quase que parecia ter vontade de mergulhar no aquário central. Quando chegamos à loja do Oceanário foi a loucura e apaixonou-se por um peluche de um tubarão (enquanto a mãe tentou resistir por tudo para não comprar um dos muitos livros lindos que por lá havia…).

Já estamos a planear a próxima visita e foi assim que descobri o programa Membership Oceanário. Este programa tem vários benefícios como um pass anual para visitar o Oceanário, eventos exclusivos e visitas especiais, descontos na loja e em outros locais, como o Zoo Santo Inácio ou o Aquário Vasco da Gama. Este programa membership tem a opção individual (35€ por pessoa) ou família (85€ para dois adultos + duas crianças ou dois séniores, idade superior a 65 anos), com a validade de um ano a partir da data da confirmação do pagamento. O Oceanário proporciona ainda outros tipos de actividades como visitas guiadas, festas de aniversário, dormindo com os tubarões, férias debaixo de água ou concertos para bebés, entre outras.

 

Espero que tenham ficado com tanta vontade de visitar o Oceanário este fim-de-semana como eu 🙂

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *