Livro infanto-juvenil

Dia do Livro Infantil: O que queres ler hoje?

dia-do-livro-infantil

O dia 2 de Abril é, desde 1967, dedicado ao Dia do Livro Infantil. Criado pelo Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (IBBY), homenageia o escritor Hans Christian Andersen, cujo aniversário de nascimento se assinala neste dia. Todos os anos, um dos representantes nacionais da IBBY é responsável pelas comemorações e, este ano, é à IBBY Eslovénia que coube a responsabilidade. Todos os anos, existem iniciativas criadas pela delegação responsável e aqui podem aceder à mensagem da IBBY Eslovénia para o Dia do Livro Infantil 2020.

O mote deste ano é “hunger for words“, ou seja, fome de palavras. Se pensarmos bem… Os nossos filhos, que vêem agora as suas rotinas alteradas pelo COVID19, têm uma permanente fome de aprendizagem, de novas palavras, de novas realidades. E, porque não, apostar no livro infantil para alimentar essa “fome” dos mais pequenos? É essencial que possamos contribuir para desenvolver bons hábitos de leitura desde cedo. Esse é um dos temas de que mais gosto de falar… Já vos dei algumas dicas de como desenvolver bons hábitos de leitura nos mais pequenos. Também já vos falei dos vários clubes de leitura que podemos encontrar na internet e que podem incentivar-nos a ler mais em família. Como forma de comemorar este dia… Vamos conhecer algumas sugestões de livros para os mais pequenos, de uma das minhas editoras preferidas, a Fábula?

 

Dia do Livro Infantil: Para pequenos curiosos entre os 3 e os cinco anos

As crianças, na faixa etária entre os 3 e os cinco anos, começam a ter uma maior intensidade na busca e na descoberta da realidade à sua volta. É, também, nesta fase, que ganham maior consciência de que existem separadas dos pais, motivo de algumas angústias e frustrações. Começam a perceber as quantidades, a reconhecer a utilidade de objectos e a estabelecer as suas rotinas. Os livros podem ser uma óptima ajuda neste processo de crescimento e, a pensar nisso, escolhido estes quatro livros para os mais pequenos. Todos estes livros fazem parte das recomendações do Plano Nacional de Leitura para esta faixa etária.

dia-do-livro-infantil-tres-aos-cincoFranklin e Luna e o livro de contos de fadas (link na WOOK e na Bertrand)

As corujas bebés (link na WOOK e na Bertrand)

A fala das coisas (link na WOOK e na Bertrand)

O urso e o piano (link na WOOK e na Bertrand)

 

Dia do Livro Infantil: O que ler entre os 6 e os oito anos?

Quando se entra na primária, o mundo de interesses das crianças muda. Novas brincadeiras aparecem, novos amigos e novas coisas se descobrem na escola. Surgem maiores responsabilidades com a entra na primária, mas o mundo da imaginação não deve ser colocado de parte. Porque não juntar o livro infantil a esse mundo? A pensar nisso, aqui ficam algumas sugestões de leitura para os pequenos leitores entre os 6 e os 8 anos.

dia-do-livro-infantil-seis-aos-oito

O André Semeão não tem um cavalo (link na WOOK e na Bertrand)

Eu e o meu medo (link na WOOK e na Bertrand)

História da carochinha e outros contos populares portugueses (link na WOOK e na Bertrand)

Começa numa semente (link na WOOK e na Bertrand)

 

Outras sugestões para o Dia do Livro Infantil

O livro dos erros (literatura infantil até aos 6 anos)

Papá das pernas longas (literatura infantil dos 6 aos 8 anos)

Artur e as pessoas muito apressadas (literatura infantil dos 6 aos 10 anos)

A tua cabeça é como o céu (literatura infantil dos 6 aos 10 anos)

À procura de ontem (literatura infantil dos 6 aos 10 anos)

Olá, Farol (literatura infantil dos 6 aos 10 anos)

O Jaime é uma sereia (literatura infantil dos 6 aos 10 anos)

 

Espero que tenham gostado de todas estas sugestões de leitura. E lembrem-se: os dias não se devem apenas assinalar quando são comemorados no calendário. Por isso, festejem todos os dias o Dia do Livro Infantil com os vossos filhos. Contem-lhes muitas histórias, deixem os livros acessíveis para eles poderem escolher o que querem ler. E, acima de tudo, leiam também os vossos livros preferidos. Lembrem-se que as crianças aprendem com os exemplos dos pais e filhos de leitores, leitores serão!

 

Segue-me no Instagram aqui e também no Facebook. E não te esqueças de te juntar ao grupo das Leituras descomplicadas no Facebook!

 

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *