Segunda guerra mundial

“Orfã, monstro, espia”: Pode uma orfã judia tornar-se espia?

orfa-monstro-espia

É em torno desta pergunta que gira o livro “Órfã, Monstro, Espia”, de Matt Killeen, editado pela TOPSELLER Editora, como TOPSELLER Bliss (dedicada ao género young adult). Toda a história gira em torno de Sarah, a judia com a aparência menos provável. Uma miúda loura de olhos azuis, com estatura mais baixa do que a sua verdadeira idade, chega até nós em 1939. No dia exacto em que a sua mãe é assassinada num posto de controlo nazi… E no dia em que se cruza com um homem misterioso que mudará, para sempre, o rumo da sua vida potencialmente condenada a terminar num campo de concentração.

Matt Killeen, nomeado para o Prémio Costa com este livro, tem em “Órfã, Monstro, Espia” a sua primeira obra. Escritor inglês, nascido em Birmingham, consegue transportar-nos, de forma assustadoramente descritiva para a Alemanha do início da Segunda Guerra Mundial. Uma Alemanha a viver profundas e conturbadas alterações. O medo cresce em todas as esquinas, depois da Kristallnacht de Novembro de 1938. Nunca mais a vida dos judeus na Alemanha seria a mesma depois de todos os vidros partidos nessa noite… É assim que chegam, até nós, histórias escritas nos inúmeros livros sobre o Holocausto publicados todos os anos. Histórias como “A rapariga de Auschwitz”, “A costureira de Dachau” ou “O rapaz do pijama às riscas” refletem o horror vivido em toda a Europa, desde a ascensão do Nazismo na Alemanha até ao final da Segunda Guerra Mundial em 1945.

 

“Órfã, monstro, espia”: A minha opinião sobre o livro

Desde o início do livro, que ficamos presos à enigmática Sarah… Miúda judia franzina, órfã de uma mãe negligente, fugindo, durante todo o livro, de cães que perigosamente correm atrás dela. E a ouvir a voz da sua mãe sempre a chamar-lhe dumme Schlampe... Sarah vê a sua vida mudar depois de se cruzar com Herr Haller, na verdade o espião britânico Capitão Floyd. Toda a trama irá desenrolar-se em torno da relação entre Floyd e Sarah, que ganhará o nome de Ursula Haller, no seu primeiro papel como espia.

Reconhecendo, em Sarah, excelentes qualidades como actriz, ela é perfeita para desempenhar o papel de futura mulher ariana segundo os cânones ditados pelo Fuhrer. Floyd desafia-a a desempenhar o papel de sua sobrinha, colocando-a na escola NPEA Rothenstadt, escola para meninas nacional-socialistas devotas ao regime nazi. O seu verdadeiro objectivo é tornar-se próxima de Elsa Schaffer, filha do cientista Hans Schaffer, que se encontrava a desenvolver secretamente uma bomba de urânio altamente destruidora. E apesar de todas as probabilidades contra si, Sarah consegue esta aproximação… E infiltra-se na casa dos Schaffer nas férias do Natal… Umas férias que mudariam, para sempre, a vida de Sarah e que reforçaria a sua ligação a Floyd. E mais não vos digo que não quero esta book review tenha spoilers

O que vos posso dizer sobre a minha opinião sobre o livro… Bem, se vos disser que o classifiquei com cinco estrelas no Goodreads, está tudo dito, não é? Gostei bastante da forma inquietantemente descritiva com que Matt Killeen nos contou a história de Sarah. A forma como descreveu o ambiente de terror crescente na Europa, colocando a vida de milhares em risco. Gostei muito da nebulosidade da personalidade de Sarah, que apenas enriqueceram ainda mais o seu crescimento como personagem. Mostrar que o perigo pode vir de onde menos esperamos, da figura mais angelical, é também uma das mensagens deste livro. Apesar de desconhecer alguns dos preceitos obrigatórios para qualquer menina crescida no Nacional-Socialismo, Sarah soube contornar essas dificuldades e mostrar que se poderia enquadrar perfeitamente no quadro de pequenos monstros em formação em Rothenstadt. A escrita de Killeen consegue transportar-nos para dentro da história e ser suficientemente realista para quase sentirmos os aromas, as emoções e as dificuldades que surgiram em torno de Sarah.

“Órfã, Monstro, Espia” é o livro certo para vocês se gostam de uma trama bem construída, que vai evoluindo de forma crescente e que nos consegue prender desde a primeira página… Arriscam-se a entrar no mundo de Sarah!?

 

Sobre “Órfã, Monstro, Espia: TOPSELLER Editora| Autor: Matt Killeen | Idioma: Português | Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance Livros em Português > Literatura > Jovem Adulto

 

Outras sugestões TOPSELLER Bliss sobre Holocausto e Segunda Guerra Mundial:

Um ateliê de sonhos, de Lucy Adlington (podem ler a minha book review sobre este livro neste link)

A guerra que me ensinou a viver, de Kimberly Brubaker Bradley

A guerra que salvou a minha vida, de Kimberly Brubaker Bradley

Nome de código: Verity, de Elizabeth Wein

A rapariga do casaco azul, de Monica Hesse

A guerra aqui tão perto, de Monica Hesse

 

Segue-me no Instagram aqui e também no Facebook. E não te esqueças de te juntar ao grupo das Leituras descomplicadas no Facebook!

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *