Book reviews

“Como falar para as crianças ouvirem”: O desafio da comunicação em família

como-falar-para-as-criancas-ouvirem

Partilhei, há uns dias no Instagram, que estava a ler o livro “Como falar para as crianças ouvirem e ouvir para as crianças falarem” e senti muito curiosidade de quem está desse lado. Este livro, editado em Portugal pela Guerra e Paz Editores, apresenta-nos o trabalho de Adele Faber e de Elaine Mazlisch na promoção da boa comunicação entre pais e filhos. Há muito tempo que não escrevia por aqui uma review de um livro de parentalidade e achei que estava na altura de o voltar a fazer. A última tinha sido sobre o livro “O cérebro da criança explicado aos pais” de Álvaro Bilbao, que podem ler neste link se quiserem.

Este livro fala da importância que a comunicação tem para a relação entre pais e filhos e dá algumas sugestões e ferramentas de como podemos torná-la mais coerente e positiva. Incorpora muita da experiência que as autoras recolheram ao longo dos anos nos seus workshops com pais. No próprio livro são dados inúmeros exemplos reais desses workshops e podem ver mais informação no site das autoras sobre o tema. Acho que pode ser, sem dúvida, uma boa aposta para pais de todas as idades. Porque, afinal, aquilo que todos queremos enquanto pais é comunicar melhor com os nossos filhos, não é verdade? Vamos então conhecer um pouco mais deste livro?

 

“Como falar para as crianças ouvirem e ouvir para as crianças falarem”: A minha opinião sobre o livro

Para quem me acompanha há mais tempo, sabe que ler sobre temas ligados à parentalidade é uma das minhas leituras preferidas desde que fui mãe. Livros como “Berra-me baixo”, “Educar na curiosidade”, “Pais à maneira dinamarquesa” ou “Educar com mindfulness” já apareceram nas reviews de livros por aqui. Longe de achar que estes livros têm a receita infalível para sermos pais, acho que nos podem convidar a boas reflexões e isso é essencial.

Descobri este “Como falar para as crianças ouvirem e ouvir para as crianças falarem” por sugestão de uma amiga. Ela conheceu-o numa formação em Parentalidade Consciente que fez com a Mikaela Ovén e achou que seria uma boa leitura para mim. Sou uma grande defensora da existência de uma comunicação bidirecional entre pais e filhos, aberta e assertiva, por isso aceitei a sugestão de leitura. Posso dizer-vos que gostei bastante de ler este livro. Apesar de, em determinada fase, ter começado a achar que se estava a tornar um pouco repetitivo em alguns aspectos… O saldo da sua leitura é bastante positivo e acho que aprendi algumas coisas bastante interessantes nesta leitura.

Grandes pontos positivos? A existência de muitos exemplos e situações reais e exercícios práticos que nos convidam, primeiro, a uma autorreflexão e depois à aplicação do aprendido com os nossos filhos. Gosto de livros que não apenas mera exposição das ideias dos autores por isso este livro ganhou bastante nesse ponto! A escrita de Faber e Mazlisch é simples, directa e de fácil compreensão, o que facilita a nossa leitura. Outro ponto bastante positivo são os pequenos resumos em cada um dos capítulos ajudando à sistematização das ferramentas apresentadas. Afinal… Se classifiquei esta leitura com quatro estrelas no Goodreads… O saldo da leitura só podia ter mais pontos positivos, não é?!

 

“Como falar para as crianças ouvirem e ouvir para as crianças falarem”: E quando a conversa não é entre pais e filhos?

Quando lerem este “Como falar para as crianças ouvirem e ouvir para as crianças falarem”, não o leiam “encerrados” apenas na relação entre pais e filhos. Vão mais além e pensam na forma como podem aplicar as ferramentas que as autoras apresentam ao longo do livro. Afinal, somos seres sociais e a comunicação faz parte dos nossos dias! Com isso no horizonte, vejam como podem usar essas estratégias na conversa com os vossos colegas de trabalho, com a vossa vizinha, com os vossos amigos ou com o vosso chefe. Será que apostarmos numa comunicação assertiva, coerente e positiva não pode ser uma grande mais-valia para todos nós?! Pensem nisto!

 

Sobre “Como falar para as crianças ouvirem e ouvir para as crianças falarem”: Guerra e Paz Editores | Autoras: Adele Faber e Elaine Mazlisch | Idioma: Português | Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Pais e Educadores

 

Segue-me no Instagram aqui e aqui e também no Facebook. E não te esqueças de te juntar ao grupo das Leituras descomplicadas no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *