Para lá da leitura

COVID-19: Por todos nós…

covid-19-por-todos-nos

O Coronavírus, ou COVID-19, é o assunto do dia em todo o mundo. Depois de ter surgido pela primeira vez, em Wuhan, a 31 de dezembro, foi já considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma pandemia é uma doença infecciosa que se espalha pela população e que apresenta casos em, pelo menos, dois continentes. Ao dia de hoje, os casos já foram detectados em mais de 115 países e territórios em todo o mundo e o número de infectados e de mortes aumenta todos os dias. Por cá, toda a situação está a ser acompanhada pela Direção-geral de Saúde, onde podemos encontrar informação actualizada diariamente no portal criado para o efeito. O COVID-19 já não é desconhecido para ninguém… A OMS tem disponível um vídeo explicativo sobre ele que podem assistir neste link do Youtube. Estamos num momento em que importa ter informação e compreender aquilo que podemos alterar nas nossas rotinas para que podemos cuidar de nós e da comunidade de que fazemos parte.

Uma boa higiene das mãos, várias vezes ao dia, de todos os elementos da família. Muita água e sabão respeitando as orientações para uma boa limpeza das mãos é fundamental nesta fase. Para os grupos de risco, como pessoas de faixas etárias mais elevadas, com problemas de saúde associados (doentes oncológicos, doentes com patrologia crónicas, diabetes, tensão alta, entre outros), devem ter cuidados reforçados neste processo. Para eles, há que apostar também no reforço com solução alcoólica, garantindo o máximo de higiene nas mãos. Uma boa etiqueta respiratória é também fundamental: nada de tossir sem taparmos a boca e não o fazer para as mãos. Utilizar sempre o antebraço para esse efeito. Estas são pequenas regras que todos DEVEMOS adoptar com um pensamento sempre presente: por mim, por ti, por nós, pela nossa comunidade.

 

Viver o COVID-19 em Portugal…

Tenho tentado manter a serenidade. Tenho estado bastante atenta a toda a informação passada na comunicação social, nas conferências de imprensa da Ministra da Saúde e da Diretor-geral de Saúde. Tenho tido a oportunidade de falar com vários médicos e tentar informar-me junto de profissionais de saúde quanto ao que se deve fazer. Espreitem, por exemplo, o vídeo pela Doutora Mónica Baptista que ela partilhou no seu Instagram ou os conselhos de Eduardo Sá sobre o que devemos fazer agora que o COVID-19 já é uma pandemia. Por todos nós, não corram para os supermercados como se estivéssemos à beira de uma guerra nuclear e não esgotem os alimentos e outros bens (parece que o papel higiénico virou agora ouro… Qualquer dia está à venda no OLX…). Não corram também para as praias a desfrutar do belo calor que chegou quando nos aconselham que evitemos grandes grupos de pessoas e que devemos fazer algum resguardo e isolamento social. Sejam conscientes. Por vocês. Pelos vossos. Pela comunidade de que fazem parte.

Cuidem de vocês e do vosso sistema imunitário. Apostem em bons alimentos que dão aquele boost ao vosso organismo. Gengibre, curcuma, alimentos com potássio e citrinos são importantes estarem sempre presentes na nossa alimentação e ainda mais agora. Mantenham um bom nível de hidratação. A água é essencial e o nosso organismo precisa dela para as suas funções. Apostem em legumes e frutas e reforcem também esses alimentos na dieta dos vossos filhos e dos familiares mais idosos da vossa família. Está mais do que comprovado que a boa nutrição faz toda a diferença no nossos sistema imunitário e temos de apostar nela. Hoje e sempre!

Pensando nas crianças, leiam o artigo produzido pela Ordem dos Psicólogos quanto a orientações e cuidados a ter numa situação de isolamento. Podem ler esse artigo neste link. Qualquer sintoma estranho que sintam, dos descritos para o COVID-19, liguem de imediato para a linha Saúde 24. Aconselhem-se junto dos profissionais de saúde e vejam o que de melhor eles vos indicam quanto cuidados a ter e procedimentos a seguir.

Acima de tudo, não pensem apenas em vocês e em quem vos está mais próximo. O COVID-19 é algo que nos afecta a todos, enquanto comunidade, e devemos ter uma consciência social enorme, respeitando o espaço e as necessidades de todos. Lembrem-se disso de cada vez que estiverem num local público. Pensem nisso de cada vez que forem ao supermercado esvaziar prateleiras. Pensem nisso quando forem à farmácia e vos disserem que existem longas filas de espera para comprar máscaras, álcool ou desinfectante das mãos. Pensem nisso quando estiverem a fazer filas enormes nas gasolineiras, como vi ontem… (o isolamento social pressupõe que não vão andar a fazer quilómetros na estrada, certo?). Pensem nisso quando estiverem junto a alguém e tossirem ou espirrarem para cima dela. Hoje e sempre. Estes cuidados não são para ter apenas nesta fase e depois esquecer tudo. Higiene é para ter sempre!

 

Um beijinho… E encara esta fase pensando em ti, nos teus e na comunidade à tua volta…

 

Segue-me no Instagram aqui e aqui e também no Facebook. E não te esqueças de te juntar ao grupo das Leituras descomplicadas no Facebook

Podes também seguir as minhas recomendações no Peoople sobre livros, locais a visitar e os meus produtos preferidos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *