Os livros da mãe

“Todos para a cama”: Quando os miúdos não nos deixam dormir…

Um dos maiores clichés que nos dizem quando vamos ser pais é que “Nunca mais irás conseguir dormir tanto quanto desejarias…“. Tornamo-nos pais e parece que nunca mais conseguiremos dizer “Todos para a cama” sem dramas. Nas conversas entre mães, parece que existe uma competição para saber qual o bebé que dorme a noite toda desde que nasceu… A pressão que colocam sobre todas nós chega a ser exagerada, a meu ver. Para quem apenas me acompanha mais recentemente, logo no início do blog, escrevi um post sobre as comparações que as mães fazem entre os seus filhos em que todos eles parecem verdadeiros génios. É inevitável, enquanto seres humanos, fazermos comparações mas ao falar-se de maternidade, acho que essas comparações têm um efeito mais negativo do que positivo…

Falar de sono por aqui não é uma novidade. Gosto de pensar que a experiência do sono com os nossos filhos pode ser positiva… Desde que não tenhamos as expectativas demasiado elevadas e que o colo, mimo e apego sejam uma constante com eles. Sabendo que não existe uma receita infalível que coloque os nossos filhos para dormir, fiquei bastante curiosa quando vi a publicação do mais recente livro de Álvaro Bilbao, “Todos para a cama”, editado pela Planeta. Álvaro Bilbao dispensa apresentações. Neuropsicólogo e doutorado em Psicologia da Saúde, é pai de três crianças e responsável pela página El cérebro del niño, onde temos a oportunidade de poder frequentar um curso online sobre parentalidade e educação.

Falando-se de leituras na área da parentalidade, a oferta é bastante variada. Por aqui, já tenho partilhado algumas das minhas leituras. Curiosamente, nunca tinha lido nenhum livro de Álvaro Bilbao e começo a pensar… Que grande falha a minha!! Por isso, venho hoje partilhar convosco a minha opinião sobre o livro “Todos para a cama”, publicado no passado mês de Março. Vamos saber o que achei desta leitura?

 

“Todos para a cama”: Viver a hora de dormir com amor e confiança

Qualquer um de nós, enquanto pai, já leu muito e fez muitas pesquisas sobre ferramentas e estratégias para ajudar os mais pequenos a dormir. Nem todas as crianças são complicadas na hora de dormir. Nem todas as crianças acordam várias vezes durante a noite. Nem todas as crianças adormecem sozinhas na sua cama… Tal como nem todos os adultos têm os mesmos hábitos de sono! Pois é… Quando nos tornamos pais, esperamos que a nossa criança tenha comportamentos tipificados e seja perfeita. Sem nunca chorar num prato e sem ter nódoas na roupa. Mas ter uma criança em casa é, muitas vezes, exactamente o contrário desse cenário utópico…

Com o livro “Todos para a cama”, Álvaro Bilbao fala-nos de diferentes estratégias que foram sendo desenvolvidas ao longo dos tempos para as crianças dormirem sozinhas. Esclarece-nos acerca de diferentes conceitos, como o bedsharing e o cosleeping e ajuda a desmistificar algumas dúvidas quanto a habituação ou supostos vícios das crianças. Como se pode ler nas próprias palavras do autor (a partir de Wook.pt):

Neste livro não vai encontrar opiniões nem directrizes rígidas sobre como focalizar o sono dos seus filhos, simplesmente porque as evidências científicas não apoiam a existência de uma fórmula válida única para abordar o sono infantil, que possa satisfazer todas as crianças e todas as famílias. (…) Por isso, compilei distintas estratégias e alternativas que ajudaram outros pais, para que possa avaliar e escolher. Espero que a leitura deste livro lhe sirva para se sentir segura ou seguro das decisões que tomar em relação ao sono e descanso dos seus filhos e que os artigos científicos revistos, a minha própria experiência e a de muitos outros pais, possam acompanhá-lo durante as diferentes etapas de luzes e sombras que, como família, irão percorrer até chegarem à ligação que permitirá que todos durmam como uma pedra.

Álvaro Bilbao ajuda a compreender os ciclos de sono, que são diferentes entre adultos e crianças. Compreender o que está por detrás das horas de sono e a forma como os ciclos de sono se sucedem é uma das informações mais importantes deste livro. Ele está estruturado num conjunto de capítulos breves, fundamentados com informação científica, e que se sucedem de forma bastante lógica e escritos numa linguagem directa e simples.

 

“Todos para a cama”: A minha visão sobre o livro

Quando este “Todos para a cama” me chegou às mãos, confesso que fiquei logo em pulgas para lê-lo. Já tinhas falado com várias pessoas sobre este livro. Numa conversa com a querida Patrícia das Marcas Avant- Garde, percebi que tinha uma grande falha nas minhas leituras de parentalidade depois de ela me falar bastante bem de um outro livro de Bilbao, “O cérebro das crianças explicado aos pais”. E depois de ler as primeiras páginas deste livro, percebi bem o que ela queria dizer…

Bilbao escreve-nos como se estivesse a falar directamente connosco. Parece que estamos sentados numa sala confortável ou numa esplanada, somos amigos e falamos das aventuras e desventuras com os nossos filhos. Gosto quando um autor tem este tipo de escrita que nos ajuda a estarmos mais próximos da mensagem que ele nos pretende transmitir. Para os pais que se possam sentir perdidos, sem respostas e alternativas que lhes permitam saber, com confiança e orientação, como podem e devem agir, este livro pode ser uma boa ajuda!

Não estejam à espera de uma checklist milagrosa que faça os vossos filhos dormirem doze horas seguidas! Nada disso… É certo que Bilbao partilha connosco um conjunto de etapas que podemos seguir para ajudar o sono dos nossos filhos… Mas a principal ressalva que é feita sempre é a seguinte: cada criança é única! Aquilo que funcionou com os filhos do autor, pode não funcionar com os nossos e não temos de fazer drama por isso. Tudo se relaciona com o biorritmo de cada ser humano e essa é a causa para uns gostarem de dormir 12 horas e outros ficarem frescos apenas com seis. Gostei bastante deste livro exactamente por falar de forma descomplicada do sono dos mais pequenos. Recomendo este “Todos para a cama” a todos os pais e futuros pais. Porque nunca é cedo demais para começarmos a cuidar do descanso dos nossos filhos!

 

Outros livros de Alvaro Bilbao

“O cérebro das crianças explicado aos pais”, editado pela Planeta

“Cuide do seu cérebro… E melhore a sua vida”, editado pela Planeta

 

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *