Os livros da mãe

“O que se passa na cabeça do meu filho?”: Quem nunca se fez esta pergunta?!

“O que se passa na cabeça do meu filho?” deve ser uma daquelas expressões que todos nós, enquanto pais, já devemos ter usado várias vezes… Seja com crianças mais pequenas ou maiores, temos momentos em que parece mesmo que não os conseguimos compreender! Por vezes, chegamos a pensar que falamos línguas totalmente diferentes e que será impossível algum dia entendermo-nos! Confessem lá… Estão a rever-se nisto, não estão? O meu filho ainda não tem três anos e eu já tenho pensado assim várias vezes…

Já por aqui escrevi, quase em modo cliché, que ser mãe não é fácil… Os desafios do dia-a-dia são sempre mais do que muitos e temos momentos em que sentimos que mais valia não ter saído da cama. Também acho que tendemos a complicar demasiado e isso pode ter o efeito de vermos sempre tudo muito negativo… Mas há que pensar de outra forma! Quando se entra na fase dos dois anos, parece que toda a gente nos pergunta “então o teu filho faz birras?”. Sobre elas, já aqui falei sobre essas malvadas que nos conseguem tirar do sério! Como ler sobre o assunto pode ajudar-nos a ganhar ferramentas que não temos, li recentemente o livro “O que se passa na cabeça do meu filho?”, de Cristina Valente editado pela Manuscrito. Vamos conhecê-lo um pouco melhor?

 

“O que se passa na cabeça do meu filho?”: Será que existe um dicionário para os compreendermos?

Cristina Valente, a autora do livro “O que se passa na cabeça do meu filho?”, é psicóloga e tem diversos livros escritos na área da educação parental. Durante o seu trabalho de aconselhamento parental, deu-se conta da dificuldade que a maioria dos pais tem em compreender os seus filhos é assim que nasce este de que vos falo hoje. A sinopse em Wook.pt conta-nos o seguinte:

Neste livro, a psicóloga Cristina Valente apresenta ferramentas úteis para entender os estados mentais e as necessidades emocionais dos filhos, desde as primeiras birras à adolescência. Numa abordagem original e muito prática, a autora identifica diferentes situações com que os pais se defrontam no dia-a-dia, de três perspectivas diferentes: o que a criança está a pensar ou a sentir, o que os pais estão a pensar e as chaves para resolver com calma e eficácia todos os desafios. A forma como a criança se comporta pode prever-se e explicar-se, pois processa-se de acordo com determinadas leis. Se as conhecermos, poderemos actuar de acordo com elas, tornando-se mais fácil descodificar, aceitar e controlar comportamentos.

O livro “O que se passa na cabeça do meu filho?” surge como uma ajuda na compreensão dos comportamentos e atitudes das nossas crianças, promovendo relações de maior apego com os pais, sem desafios indesejados. Este livro está estruturado em duas partes: Desafios e Soluções. Em cada uma delas, a autora dá-nos diferentes exemplos práticos (muitos deles dela própria!), propõe-nos exercícios de reflexão e dá-nos algumas sugestões de como podemos encarar as diferentes situações. É um livro prático, de linguagem acessível, destinado a fazer-nos reflectir sobre a nossa forma de estar, connosco próprios e com os nossos filhos.

 

“O que se passa na cabeça do meu filho?”: A minha visão sobre o livro

Vou ser-vos sincera… Este livro deixou-me assim com um sabor agridoce… Não sei se foi por já ter lido tantos livros na área da parentalidade… Ou por começar a reflectir sobre estas questões de uma outra forma… Mas senti que este livro não acrescentou grande coisa ao que já tinha lido. Atenção que não estou a dizer que não se trata de um bom livro ou que a autora nos diz coisas descabidas. Nada a ver! Acho que nos dá boas ferramentas e que nos convida à reflexão. Apenas achei que, depois de ler livros como o Educar com Mindfulness ou Crianças Felizes, o livro acabou por não acrescentar nada de novo. É uma questão de timing. Garantidamente, se o tivesse lido numa outra fase, teria achado que este livro tinha bastante aspectos novos. Portanto, não tenho propriamente uma opinião negativa sobre este livro…

Gostei bastante dos diferentes exemplos de situações do dia-a-dia que a autora utiliza para nos exemplificar as situações mais complexas.  Isso faz-nos ganhar uma ligação diferente com o que estamos a ler e permite-nos identificarmo-nos mais com o livro e a mensagem que ele passa. Gostei também das partes de reflexão do livro que são exercícios práticos para fazermos. Não sei como é convosco mas quando escrevo, consigo reflectir melhor sobre as questões e esta organização do livro é um aspecto bastante positivo de ser destacado. No fundo, um bom livro na área da parentalidade para quem tiver interesse em compreender um pouco melhoro que se passa na cabeça dos mais pequenos.

 

Outros livros de Cristina Valente

O que se passa na cabeça do meu adolescente?, editado pela Manuscrito

Coaching para pais, editado pela A esfera dos livros

 

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *