Maternidade

Vamos aprender… Momentos divertidos para desenvolver a linguagem

O crescimento dos nossos filhos desperta-nos para novas realidades e novas necessidades. Os momentos de “vamos aprender” começam a suceder-se no nosso dia, muitas vezes sem pensarmos muito nisso. Gosto de pensar que actividades muito estruturadas ficam para a escola e que a brincadeira livre deve ser a realidade em casa. Mas, apesar de apostar muito nessa brincadeira livre, posso sempre arranjar um ou outro jogo ou brinquedo que proporcione aprendizagem.

No Natal, a minha mãe ofereceu esta caixa magnética “Vamos aprender as cores e as formas” ao meu filhote. Tinha-a visto numa livraria e achou que era uma boa opção para momentos de brincadeira cá por casa. Esta caixa tem no seu interior um livro, cartões com imagens e peças magnéticas à espera de serem descobertas. Podemos ler na Wook que “Através do jogo da memória ou da criação de novos cenários, a criança irá aumentar o seu vocabulário e desenvolver a motricidade fina e a imaginação“. Vamos descobrir um pouco melhor este “vamos aprender”?

“Vamos aprender”: Brincadeira e aprendizagem de mãos dadas

Como já vos disse, esta caixa traz um livro, cartões de imagens e peças magnéticas que servem para as crianças explorarem a história e elas próprias conseguirem construir a sua narrativa. Claro que isto é feito de forma diferente consoante a idade da criança mas não deixa de ser um momento engraçado vê-los construir a história, ao seu ritmo e à sua vontade.

As histórias têm as personagens que podemos encontrar no Canal Panda, por isso será fácil de qualquer criança se identificar com este “vamos aprender”. Esta caixa em concreto é sobre a aprendizagem das cores e das formas, permitindo a aprendizagem e a memorização de novas palavras. Por aqui, uso esta caixa com o meu filhote para este fim, mas permitindo sempre que ele utilize esta caixa com autonomia. Isso passa por lhe permitir escolher os cartões e as peças que prefere e, se quiser, ir buscar outros brinquedos ou livros que lhe permitam fazer o jogo e a história à sua maneira.


Apenas um pequeno alerta: algumas das peças magnéticas são pequenos por isso convém não deixar crianças muito pequenas sozinhas com este jogo. Eu e o meu filho jogamos juntos por isso está sempre com supervisão. Tenham em atenção este aspecto se adquirirem este jogo para vossa casa.

A tampa da caixa é magnética e é onde se podem colocar os cartões de imagens e as peças magnéticas, permitindo à criança reproduzir as cenas que esteve a ver no livro. A caixa “Vamos aprender as cores e as formas” permite explorar a criatividade dos mais pequenos, por isso não se limitem à utilização mais previsível do jogo. Deixem os vossos filhotes explorar livremente e ficarão surpreendidos com o que eles conseguem criar e desenvolver com este jogo!

 

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *