Leituras da mãe,  Uncategorized

“Filhos mais felizes”: Haverá mesmo uma receita infalível?!


Qual o nosso maior desejo enquanto pais? Fazermos de tudo para termos filhos mais felizes! Andamos a correr de um lado para o outro, parece que cada vez trabalhamos mais horas fora de casa… E acabamos com um travo agridoce de culpa por esse tempo que não passamos com eles. Longe vai o tempo em que as nossas mães ficavam em casa para cuidar de nós, enquanto eram os nossos pais o sustento da família.

A mudança nas famílias trouxe, também, profundas alterações na forma como as crianças crescem e são educadas. Os bebés vão cedo para o infantário, pois os seus pais necessitam de regressar ao trabalho após a licença parental. Os avós também ainda trabalham e, por isso, não podem ficar com eles em casa até à entrada na primária. Desde cedo, as crianças ficam longos períodos fora de casa e apenas regressam ao final do dia. Lado a lado com pais que estão esgotados por longos dias de trabalho, muitas exigências e longas viagens de regresso a casa. A paciência escasseia, foge-nos entre os dedos como areia e isso tem reflexo nas relações dentro da família.

Desde o início deste ano, já li vários livros na área da Parentalidade. “Pais à maneira dinamarquesa”, “Educar com Mindfulness” e “Crianças felizes” foram as leituras nesta temática até agora. Durante o mês de Fevereiro, juntei a esta lista o livro “Filhos mais felizes” de Paulo Oom. Vamos descobrir se este é o livro que tem a receita infalível para a felicidade dos nossos filhos?

 

“Filhos mais felizes”: Pequenos truques na forma de crónicas

O livro “Filhos mais felizes”, de Paulo Oom e editado pela Zero a Oito, promete-nos trazer um conjunto de dicas para aproveitar o tempo em família. Na sinopse sobre este livro disponível em Wook.pt pode ler-se:

Um livro que mostrará a todos os pais que, muitas vezes, o mais simples é o melhor. Que todos os momentos são bons momentos para estar em família. Que os nossos filhos serão mais felizes com a ajuda do tempo que lhes dedicamos mas, acima de tudo, da forma como o aproveitamos.
Não precisa de correr contra o tempo, transforme-o no seu maior aliado!

Este livro é composto por pequenas crónicas escritas por Paulo Oom para a Revista do Canal Panda. São pequenos textos, que não ocupam mais do que uma página cada um, em que o autor nos passa diversas mensagens sobre a educação dos nossos filhos. Com palavras simples, fala-nos directamente ao coração, despertando a reflexão sobre a forma como lidamos com os nossos filhos… E connosco próprios! É um livro pequeno, de fácil leitura e que podemos ler juntamente com o nosso marido após o jantar e partilhar ideias. O livro assenta nos pilares Aprender-Brincar-Cuidar e é nessa três perspectivas que nos são dadas dicas para aprendermos a tornar o tempo o nosso aliado, não o nosso inimigo de todos os dias.

 

“Filhos mais felizes”: A minha visão sobre o livro

Como já disse mais acima, o livro “Filhos mais felizes” corresponde a um conjunto de crónicas já anteriormente publicadas. Por acaso, nunca tinha lido nenhuma delas na Revista do Canal Panda (a bem da verdade, nem sabia que Paulo Oom escrevia para esta revista, mea culpa!). É um livro que se lê de forma bastante fácil e rápida, por isso não dá para ter desculpa para não o ler. Este não é um livro que demasiada linguagem técnica ou científica, por isso consegue ler-se bem em qualquer lado. Até mesmo com os nossos filhos por perto a brincar!

Talvez por se tratar da compilação de crónicas, achei que o livro se tornava algo repetitivo em algumas partes. Isso não significa que a mensagem que nos está a ser passada não seja importante, mas a repetição pode fazer-nos perder algum do interesse do livro e passar as páginas mais rápido do que deveríamos. Apesar deste aspecto, trata-se de um livro com mensagens importantes para todos os pais, pelo que não deixo de recomendar a sua leitura.

Podem ler a minha review sobre este livro no Goodreads neste link.

 

Outros livros de Paulo Oom:

O Infectário, editado pela Matéria Prima

Não te volto a dizer, editado pela Matéria Prima

O livro dos pais, editado pela Matéria Prima

O plano de saúde das crianças. Guia médico para pais e professores, editado pela Academia do Livro

 

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!
Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *