Os livros da mãe

“Organize e simplifique a casa, a mente e a alma”: Qual a fórmula mágica?

 

Os livros de organização têm vindo a sofrer um boom nas livrarias. A expressão do momento é “organize e simplifique”! Desse lado, atire a primeira pedra quem nunca leu um livro deste tipo, não tem um blog de organização preferido ou que anda à procura da fórmula mágica para ter a casa sempre imaculadamente arrumada. Acho que se estão a rever, não é verdade?

Nos últimos tempos, tem feito muito sucesso a Marie Kondo com a sua série no Netflix. Imbuídos deste espírito de arrumação, temos nas nossas livrarias os títulos “Arrume a sua casa, arrume a sua vida” ou “Alegria!” para que possamos compreender um pouco melhor o método de Marie Kondo. Se deambularmos por qualquer livraria, outros autores vamos descobrir neste tema da organização e um deles é Ruth Soukup. Não conhecia a escrita desta autora até me ter sido oferecido este livro “Organize e simplifique a casa, a mente e a alma”, editado pela Verso de Kapa. Vamos conhecê-lo melhor?

 

“Organize e simplifique a casa, a mente e a alma”: as dicas de Ruth Spoukup

Ruth Soukup confessa-nos, logo no início do seu livro, que ela e o marido tinham por hábito ir acumulando muitas coisas. Ou porque diziam gostar muito delas… Ou porque tinham um valor sentimental associado… Ou porque, simplesmente, não se conseguiam desfazer delas. Resultado isso, tinham vários espaços acumulados com o que iam reunindo durante os anos e começavam a sentir assoberbados por tantas coisas que não utilizavam…

O livro está dividido em três grandes temas: casa, mente e alma. Ao longo do livro, Ruth dá-nos a fórmula que funcionou consigo para organizar o espaço onde vivia, espaço de arrumação, coisas das crianças, organizar agenda e papelada, as coisas que recebemos dos outros, os amigos, o nosso bem-estar e o espírito. O livro mostra-nos, com exemplos práticos da história de vida da autora,  como é possível organizarmos estas três esferas da nossa vida e conseguirmos sentir-nos mais leves.

Para facilitar a nossa organização e compreensão das dicas, o livro tem caixas de texto nos diferentes capítulos com as dicas mais importantes para cada tema. Este tipo de organização concentra os aspectos fundamentais que Ruth partilha connosco, permitindo que regressemos a cada tema facilmente e consigamos identificar rapidamente as ideias-chave de cada capítulo.

 

“Organize e simplifique a casa, a mente e a alma”: A minha visão sobre o livro

Quando me ofereceram “Organize e simplifique a casa, a mente e a alma” disseram-me que era o livro certo para mim e que iria gostar muito dele. Quem me conhece, sabe bem que gosto muito de organização e já devem ter reparado nisso por aqui. Espreitem, por exemplo, o post que escrevi sobre apps para nos ajudar na economia doméstica ou o post com a minha pequena confissão de viciada em organização.

Acho que o aspecto mais forte deste livro são todos os exemplos que a autora nos dá da sua vida e de como nasceram as suas dicas de organização. Quando escrevemos e fazemos ligação ao que nos acontece na realidade, acho que criamos uma ligação mais próxima com quem nos lê. Mostrarmos que nós próprios também fazemos desta ou daquela forma, ajuda a tornar mais real a nossa escrita. Gosto bastante desta forma de escrita com exemplos reais e acho que torna a experiência de leitura mais positiva.

Acho que as dicas da Ruth Soukup são fáceis de colocar em prática, tanto no campo da casa como da mente. Ela mostra-nos como andamos, muitas vezes, adormecidos e como não nos damos conta que necessitamos de abrandar e de mudar algumas rotinas. Com este livro, consegui refletir sobre alguns aspectos da minha organização diária e isso tornou esta uma leitura bastante positiva! Para quem não for tão espiritual, o tema da alma pode não fazer tanto sentido mas não deixa de ser também interessante ver como podemos organizar também esta parte da nossa vida, se ela fizer sentido para nós.

Uma leitura leve e simples, cheia de dicas, que vos recomendo caso andem à procura de um livro sobre organização. Podem também ler a minha book review no Goodreads aqui neste link.

 

Para conhecer melhor Ruth Soukup

Espreitem o blog da Ruth, Living well, spending less, o grande responsável pelas dicas de Ruth chegarem a todo o mundo.

Consultem o site de Ruth Soukup, onde podem ter acesso a diferentes tipos de conteúdos e até conteúdos específicos para bloggers.

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *