Leituras da mãe

“As lições de vida de Harry Potter”: Um pouco de Hogwarts nas nossas vidas

as-licoes-de-vida-de-harry-potter

Quem desse lado acredita que podemos aprender as lições de vida de Harry Potter? Não sei como é convosco mas eu considero-me uma potterhead. Para quem possa achar este termo um pouco estranho, ser potterhead é adorar a saga do Harry Potter, conhecer os mais pequenos detalhes, adorar e já ter visto mil vezes todos os filmes e defender com unhas e dentes o Harry, em todos os momentos. Assim de repente, neste mundo da blogosfera, a Telma e o Pedro, dos blogs Ela e Ele e Vida de PET, devem ser os maiores potterheads que eu conheço (espreitem a participação deles no programa Faz Sentido em que falaram sobre animais de estimação)!

Por todo o mundo, muitos são os potterhead com que nos podemos cruzar. Basta uma rápida pesquisa pelo Instagram e irão encontrar por lá contas de perder a cabeça se o Harry Potter fizer o vosso estilo. Posso dizer que, tal como a Jill Kolongwski que escreveu o livro “As lições de vida de Harry Potter”, eu cresci com esta saga. Jill diz que, quando começou a ler os livros de Harry Potter “já era demasiado tarde para receber a carta de aceitação de Hogwarts” (p. 9) mas isso não significa que se deva perder a esperança. Aliás, quem leu (e releu!) os diversos episódios desta saga, rapidamente percebe que a principal mensagem que se retira de toda a história é que não se deve perder a esperança, mesmo quando os tempos possam tornar-se mais sombrios. E nestas lições de vida de Harry Potter a mensagem continua a ser a mesma… Neste livro, Jill mostra-nos como podemos passar “da luz (como a necessidade de manter a nossa capacidade de nos maravilharmos, o conforto da comida, e os benefícios de ter um bom sentido de humor) à escuridão (como a coragem de resistir à opressão e a ausência de uma linha óbvia a separar o bem do mal)” (p. 11). No fundo, os livros de Harry Potter “continuam a fazer efeito porque transmitem ao leitor a esperança na magia — do mundo e deles próprios —, a esperança de podermos sempre fazer melhor e a esperança de que, no fim, o bem acabará por vencer” (p. 12).

Descobri este livro no Instagram da 2020 Editora e disse logo ao meu marido que já sabia  o que queria de prenda de anos. Este livro tinha de vir cá para casa fazer companhia a este Harry Potter miniatura que me mostra, todos os dias, que pode existir magia nas nossas vidas. Basta que tenhamos a coragem de Harry, a tenacidade de Hermione e a impulsividade de Ron… Vamos conhecer um pouco melhor “As lições de vida de Harry Potter”?

 

“As lições de vida de Harry Potter”: os pequenos encantamentos da amizade, família, coragem e amor

O livro “As lições de vida de Harry Potter”, editado pela Vogais, uma chancela da 2020 Editora, foi escrito por Jill Kolongowski e editado em Portugal em Julho de 2018. Logo no iníico do seu livro, Jill deixa-nos uma importante nota: este livro trata-se das palavras escritas por uma grande fã de Harry Potter e de J. K. Rowling, prometendo um conjunto de comentários, crítica, análise e discussão literária sobre a saga de sucesso. Segundo a sinopse disponível na Wook:

As lições de Vida de Harry Potter são um olhar mais profundo sobre a sabedoria dos sete livros. Através de uma combinação de crítica literária, análise e experiência pessoal, a autora analisa os temas tratados ao longo dos livros e as lições que todos podemos daí retirar. Da luz à escuridão, de Albus a Voldemort, os textos deste livro abordam o poder feminino, a importância das palavras, o destino vs. o livre arbítrio, a fronteira entre o bem e o mal e, sobretudo, a magia e o poder do amor. Um livro obrigatório para qualquer Potterhead — quer tenha crescido com Harry quer esteja a descobrir a magia pela primeira vez. Descubra a magia da amizade, família, coragem e amor.

O livro está estruturado ao longo de 16 capítulos, cada um deles correspondente a um encantamento usado pelas personagens de Harry Potter: lumos, aguamenti, prior incantatem, fidelius, legilimens, specialis revelio, evanesco, rennervate, expecto patronum, protego, flagrate, sonorus, imperio, riddikulus, wingardium leviosa, petrificus totalus. Ao longo das 192 páginas deste livro, Jill associa cada um destes encantamentos a episódios da sua vida, a aprendizagens que todos nós fazemos enquanto crescemos enquanto lidamos com a amizade, família, coragem e amor.

Em cada capítulo, Jill descreve cada um dos 16 encantamentos, fazendo analogias entre as situações em que foram utilizados na história e episódios da sua vida, dos seus amigos e das suas famílias. Jill desconstrói cada encantamento quase mostrando as mensagens subliminares escondidas em cada um deles e que podemos trazer para as nossas vidas. Muitos de nós dizemos que a magia não é possível. Que ela não existe e que não podemos acreditar em bruxas… Mas isso não significa que não consigamos olhar para a saga de Harry Potter para além do literal e transportar para a nossa vida as aprendizagens e crescimento das personagens enquanto pessoas. Uma análise literária, feita de modo leve, dos diversos livros de Harry Potter e que mostram que estes livros são mais do que uma história de magia: são páginas que encerram resiliência, gestão das emoções, liderança e assertividade, apenas para mencionar algumas qualidades das personagens. No fundo, algumas daquelas características que mais hoje são procuradas pelo recrutamento de empresas e que mais se privilegia nos jovens de hoje. E acaba por ser isso que Jill nos mostra neste livro.

 

“As lições de vida de Harry Potter”: a minha visão sobre o livro

Assim de repente, este foi o livro que levei menos tempo a ler nos últimos tempos. Não sei se foi por ser uma fã de Harry Potter, se foi pela linguagem simples de Jill que nos consegue prender… Ou apenas por estou com mais disposição mental para leitura. Senti-me presa a toda a narrativa desde as primeiras páginas e não descansei enquanto não terminei! A forma clara, próxima e detalhada, com exemplos dos sete livros, como Jill nos explica as lições de vida de Harry Potter prendem na leitura e fazem-nos procurar sempre o capítulo seguinte.

Reconheço que se não forem grandes fãs de Harry Potter, este pode não passar de apenas mais um livro de autoajuda… Mas para quem já tenha lido todos os livros da história e tenha visto os filmes, “As lições de vida de Harry Potter” surgem como uma visão adulta da história. Eu senti-me transportada para os cenários dos filmes e para as aventuras e obstáculos que Harry, Ron e Hermione foram ultrapassando ao longo dos sete livros. Este livro fez-me olhar de forma diferente para toda a história e perceber que os livros que lemos em determinada fase das nossas vidas, merecem ser revistados alguns anos mais tarde. Apesar de pensado para os mais jovens, o mundo do Harry Potter pode ensinar-nos muito, agora que somos adultos. E é isso que Jill nos vem mostrar com a sua narrativa.

A história, a aprendizagem e o que podemos retirar da leitura de um livro não se encerra na interpretação literal do que está escrito. Existem mensagens nas entrelinhas, compreendidas de forma diferente consoante a nossa idade, a nossa maturidade e o que estamos a atravessar de fase das nossas vidas. Para quem quiser regressar a Harry Potter, recomendo primeiro espreitarem as suas lições de vida. Assim, regressão a Hogwarts e a Hogsmeade… À torre de Griffindor com a sua sala comum e a Gringotts com um olhar diferente e a capacidade de encontrar novos significados para os encantamentos escondidos nas páginas dos livros de Harry Potter. E, no meio disto tudo, continuo a acreditar que irei receber a minha carta de Hogwarts!

 

Para fãs de Harry Potter, verdadeiros potterheads!

Sabiam que existe uma Wikipédia especialmente dedicada ao universo do Harry Potter? Todos os fãs, e não só, podem ficar a conhecer todos os detalhes desta e outras histórias escritas por J. K. Rowling e que nos transportam para o universo da magia em Harry Potter Wiki.

Nos próximos dias 7 de Fevereiro, em Lisboa, e 10 de Fevereiro, no Porto, a FNAC Portugal tem preparado um conjunto de actividades em torno do universo Harry Potter. Num evento a que chamou “A escola de Hogwarts | Harry Potter Book Night” os fãs vão ter direito a participar em diferentes jogos e actividades, estando já abertas as inscrições para estes dois eventos.

No dia 9 de Fevereiro, no Altice Arena, irá acontecer o concerto Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, em que a Orquestra Filarmónica das Beiras, num total de 145 músicos em palco, vai tocar a banda sonora original do filme enquanto vamos poder assistir ao filme. Uma experiência a não perder!

 

Outras book reviews do livro “As lições de vida de Harry Potter”

As mais diversas opiniões e reviews disponíveis no Goodreads

A opinião de “The girl who reads books”

A partilha de A sinfonia dos livros

 

Outros livros do universo Harry Potter e de J. K. Rowling

Harry Potter e a Pedra Filosofal – versão portuguesa e versão ilustrada

Harry Potter e a Câmara dos Segredosversão portuguesa e versão ilustrada

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban versão portuguesa e versão ilustrada

Harry Potter e o Cálice de Fogo versão portuguesa 

Harry Potter e a Ordem de Fénixversão portuguesa 

Harry Potter e o Príncipe Misterioso – versão portuguesa 

Harry Potter e os Talimãs da Morteversão portuguesa 

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Monstros fantásticos e onde encontrá-los –  versão ilustrada

Harry Potter – A pop-up guide to Hogwarts

Harry Potter – Livro de colorir

Harry Potter – A history of magic

 

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!
Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *