Os livros da mãe

Terra Maya: uma leitura fora da caixa!

terra-maya

Quantas vezes já não vos disseram que precisam de pensar fora da caixa? Inspirada por este mote, escolhi o livro “Terra Maya” para ser um dos livros do mês de Janeiro. Quem já me acompanha no Instagram das Leituras descomplicadas, no grupo de leitura com o mesmo nome ou no meu perfil do Goodreads, já se deve ter dado conta que estou de regresso às leituras de que tanto gosto. Como já vos tinha contado quando vos falei das 365 novas oportunidades de fazer diferente, este ano não fiz resoluções. Ou melhor, não fiz nenhuma daquelas resoluções inalcançáveis. Das poucas que fiz, decidi que este ano iria ler 16 livros. E até que estou bem encaminhada!

Como vos estava a dizer… Escolher o “Terra Maya” como leitura foi pensar um pouco fora da caixa. Já acompanho a Filipa Maló Franco há algum tempo no seu blog e no seu Instagram. Muitos de vocês devem lembrar-se dela do Super Pai. Entretanto, a Filipa cresceu (como todos nós!) e começou a partilhar connosco um outro lado da sua vida. Um lado mais sereno, feitos de opções ponderadas e muito assentes na sua paixão, a Psicologia. Depois, do seu blog Terra Maya, Filipa escreve o livro com o mesmo nome onde nos conta, em maior detalhe, o seu percurso e as suas mudanças. Fala-nos também do lugar importante que a meditação e o mindfulness ganharam na sua vida e a forma como isso tem modificado a sua forma de estar e de se relacionar com os outros. Vamos conhecer um pouco melhor “Terra Maya”?

 

“Terra Maya”: a menina que se tornou mulher e ilumina o seu caminho

O livro “Terra Maya” foi editado em Junho de 2018 e, desde logo, fez furor nas redes sociais. Quem acompanha a Filipa pelo seu Instagram, deve ter-se dado conta das inúmeros partilhas que ela foi fazendo das suas seguidoras que iam lendo o seu livro. O facto da Filipa ser bastante presente nas suas redes sociais e de interagir bastante com quem a segue, fez com que muita gente tivesse grande curiosidade sobre o seu livro. Ao mesmo tempo, a mensagem que nos transmite em todas as suas publicações e a serenidade que podemos encontrar no seu blog, faz com que o seu livro fosse tendo cada vez maior aceitação.

Este livro divide-se em duas partes. Na primeira, a Filipa conta-nos de que forma foi fazendo mudanças na sua vida, nos campos do corpo, mente e alma, sempre pinceladas com frases inspiradoras de diferentes autores. Na segunda parte, temos um conjunto de receitas com os ingredientes preferidos da Filipa e que podemos facilmente introduzir nas nossas ementas semanais. Sempre tendo como foco o bem-estar interior e exterior, Filipa mostra-nos que apenas podemos estar bem com quem nos rodeia se gostarmos de nós, se respeitarmos o que sentimos e se aprendermos a ouvir-nos melhor, antes de nos focarmos no mundo à sua volta.

Na sinopse deste livro disponível na Wook, podemos ler:

Este livro é um exemplo de como podemos cuidar do nosso corpo, mente e alma de uma forma holística e de que a grande mudança está nas pequenas alterações que vamos fazendo ao longo do nosso dia-a-dia, numa perspectiva mais positiva e na nossa atitude perante nós mesmos e a vida. Neste livro, a autora convida os seus leitores a descobrirem uma nova perspectiva, a abrirem os seus horizontes e a perceberem a importância de uma maior conexão consigo próprios, com os outros e com o mundo que os rodeia. 

Apesar de a meditação e o mindfulness poderem não ser bem a minha praia (ninguém diria depois da partilha da leitura do livro “Educar com mindfulness”), achei que seria interessante ler este livro. Os livros têm a capacidade de nos mostrar diferentes formas de olharmos o mundo. E devemos aproveitar todas essas oportunidades para acrescentarmos algo de novo ao nosso caminho. Conforme vos disse, esta foi uma leitura fora da caixa. De novas aprendizagens e de maior compreensão de onde vem a luz que a Filipa nos transmite de cada vez que interagimos com ela.

 

“Terra Maya”: a minha visão sobre o livro

Para me incentivar na minha resolução de ler mais durante este ano, tenho-me juntado a alguns desafios literários. Num deles, o The Bibliophile Club (que podem encontrar no Facebook), o desafio para o mês de Janeiro era ler um livro de autoajuda. E eu escolhi o “Terra Maya” como o livro para este desafio. Posso dizer-vos que li este livro num fim-de-semana! Há já muito tempo que não lia um livro em tão pouco tempo. Aquilo que senti ao ler este livro é que é um livro leve, em que parece que estamos à conversa com a Filipa numa esplanada iluminada pelo sol.

Com um discurso simples e directo, muitas frases inspiradoras e fundamentação científica, Filipa escreve sobre as mudanças que fizeram sentido para ela e que a levaram até ao que é hoje. Mostra-nos como apenas quando decidiu seguir o seu coração e a paixão pela Psicologia, se começou a sentir mais realizada e a poder desfrutar de uma felicidade mais plena. Mostra a importância que a yoga e a meditação ganharam na sua vida e de que forma as podemos incluir na nossa também. Mostra-nos a importância de termos a capacidade de dizer não ao que não nos faz feliz e aquilo que sentimos não ser o nosso caminho. Mostra-nos a importância de investirmos em cuidar do nosso corpo e da nossa alma para conseguirmos atingir o estado que desejamos. E, acima de tudo, mostra-nos que não existe uma fórmula única para o bem-estar e para a felicidade. Essa fórmula está encerrada dentro de nós e apenas temos de a deitar cá para fora!

Se procuram uma leitura leve, com dicas para pequenas mudanças na vossa vida (que possam levar a outras maiores), este pode ser o vosso livro de cabeceira para os próximos dias. Se quiserem saber mais sobre a minha opinião sobre este livro, espreitem a minha review no Goodreads, aqui!

 

Para saberem mais sobre o The Bibliophile Club:

O que é o projecto “The Bibliophile Club”?

Tema escolhido para o mês de Janeiro do The Bibliophile Club

 

Outras sugestões de leitura

Terra Maya – Um ano. 12 mudanças para ser mais feliz, de Filipa Maló Franco (podem saber mais sobre este livro neste post da Filipa)

O caminho do amor, de Deepak Chopra

A receita da felicidade, de Deepak Chopra

As sete leis espirituais do yoga, de Deepak Chopra e David Simon

Reinventar o corpo, descobrir a alma, de Deepak Chopra

 

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram da Mom descomplicada e no Instagram das Leituras descomplicadas!
 Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *