Pensamentos

Gratidão: é de graça e não dói!

gratidao-tao-simples

 

Gratidão (a partir de Priberam)

Substantivo feminino

1. Sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebidoem relação ao autor. = RECONHECIMENTO

2. Qualidade do que é grato.

Em Dezembro, no meu Instagram, partilhei um calendário do advento com palavras que me dizem muito. Muitas delas, são usadas diariamente por muitas pessoas mas nem sempre lhes é dado o devido valor. Ou são usadas com o verdadeiro significado delas. A que escolhi para o primeiro dia do mês foi a palavra gratidão. Muitas vezes nos é dito que devemos ser gratos pelo que temos e pelo que somos. A gratidão deve nascer de dentro de nós e deve ser o motor que nos impele para a frente pelo que já conseguimos alcançar. Mas deveremos olhar para a gratidão apenas nesta perspectiva, um tanto ou pouco egoísta?
Sou apologista que sim, devemos ser gratos por tudo aquilo que existe à nossa volta. Mas, acima de tudo e porque não existimos sozinhos neste mundo, devemos também ser gratos a quem nos rodeia. Sermos gratos pela nossa família mas não incluirmos nessa gratidão quem caminha ao nosso lado não faz sentido. A gratidão a quem, todos os dias, connosco caminha é muito importante e devemos sempre ter isso presente. Vivermos em sociedade, em grupo, em família, o que seja… Implica uma grande capacidade de adaptação. De empatia. E de gratidão.
Não precisamos de estar constantemente a dizer a alguém que lhe somos gratos. Mais do que uma palavra, a gratidão devem ser pequenos gestos do nosso dia-a-dia. Prepararmos o pequeno-almoço a alguém. Oferecermos uma flor. Sorrirmos. Enfim… Temos uma imensidão de gestos à nossa disposição para agradecermos tudo aquilo que de bom nos acontece e as boas pessoas que temos no nosso caminho. Lembrem-se… A gratidão é de graça e não dói. E pode fazer maravilhas por nós e pelos nossos relacionamentos!
Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram!
Juntem-se ao grupo do Facebook “Leituras descomplicadas – Livros para miúdos e graúdos”!
Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *