Maternidade

Natal rima com actividades para crianças!

Quem desse lado já está a gozar as férias de Natal? E, no meio da azáfama de ter tudo pronto para a Consoada, quem anda a desesperar com as actividades para crianças? A pensar nisso e nos mais pequenos que estão a desenvolver a sua linguagem, partilho convosco algo simples de fazer em casa… E nos vossos passeios também! Muitas vezes, achamos que precisamos de jogos didácticos muito complexos… Ou de gastar rios de dinheiro em actividades e espectáculos… Isso também é muito importante e defendo que devemos sempre apostar em oferecer experiências. Mas, ao mesmo tempo, devemos olhar as coisas simples do dia-a-dia e inventar brincadeiras e actividades para crianças que puxem pela curiosidade dos nossos miúdos. Vamos lá?

 

Actividades para crianças e o desenvolvimento da linguagem

Quem nos acompanha no Facebook ou no Instagram, já deve ter dado conta da nossa paixão por livros. Basta espreitarem alguns posts escritos aqui no estaminé na categoria “Leituras da mãe”. Dos livros sobre as emoções, à história do David e da sua caixa de sapatos e passando por uma visita às cidades de Lisboa e do Porto. Gosto de ler e dar-vos sugestões de leitura que podem criar bons momentos em família, ao mesmo tempo que se fomenta o gosto pela leitura nos mais pequenos.

Com uma criança de dois anos e meio, é impossível não descobrir um mundo fascinante de novas palavras na sua linguagem muito própria! A par disso, vamos estimulando a sua aprendizagem de novas palavras… Algo que fizemos desde sempre foi não falar com o nosso filho numa linguagem de bebé. Sempre falámos com ele como se se tratasse de um adulto para que ele se habituasse a forma correcta de dizer as palavras. Ao mesmo tempo, vamos fazendo jogos de associação e de identificação de objectos que pode ajudar a aumentar o vocabulário.

Um, dos livros preferidos cá em casa para este jogo e que usamos muitas vezes é este: “100 primeiras palavras”.

actividades-para-criancas-livro

Este livro foi escolhido pelo meu filho numa ida às compras e tem mesmo feito as delícias cá de casa. Tem um conjunto de 100 ilustrações de objectos do dia-a-dia, de animais e do mundo exterior que ajudam a identificar coisas de todos os dias. Juntamente com este livro, uso o jogo da Melissa & Doug que comprei na Speech in Love. Esta é uma loja online portuguesa onde podem encontrar uma grande variedade de jogos didácticos, adaptados às diferentes fases do desenvolvimento e que prometem bons momentos de brincadeira. Podem ver algumas das minhas escolhas na Speech in love neste post sobre como proporcionar diferentes experiências aos mais pequenos.

E como podem este livro e este jogo ajudar nas actividades para crianças? O jogo é um puzzle numérico que tem números para serem combinados com imagens de diferentes coisas, desde frutas a animais. O livro tem 100 imagens de várias coisas que fazem parte do dia-a-dia da criança. Costumamos juntar as peças com imagens do puzzle às imagens do livro e fazer jogos de identificação.

actividades-para-criancas-puzzle

actividades-para-criancas-livro2

actividades-para-criancas-livro1

actividades-para-criancas-livro3

Apesar de não estar em foto, fazemos também a ligação com os objectos reais a três dimensões, desde frutas a utensílios de cozinha ou mesmo peças de roupa ou objectos da higiene do baby boy cá de casa. E não é que resulta e vemos o seu vocabulário a crescer? É algo simples, que não exige grande preparação mas que pode dar bons momentos de brincadeira!

 

A lista de compras para esta actividade:

Livro “100 primeiras palavras”

Puzzle numérico Melissa & Doug na Speech in Love

E vocês? Como ajudam os mais pequenos no desenvolvimento da linguagem?

 

Sigam a Mom descomplicada no Facebook e no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *