Os livros do filho

Emoções: As nossas e as das crianças numa roda de livros

As emoções e a forma como lidamos com elas nem sempre é fácil de conseguir. Se, enquanto adultos, tantas vezes nos sentimos arrastados num turbilhão de emoções… O que será de pequenos seres ainda em crescimento e com toda uma inteligência emocional por desenvolver?

Muito se fala da necessidade de, nas nossas escolas, se apostar no desenvolvimento da inteligência emocional das nossas crianças. Dizem-nos os estudiosos que esta é uma das inteligências mais importante para o sucesso futuro dos nossos filhos enquanto adultos e enquanto profissionais. Mas e que impacto tem a inteligência emocional na forma como eles crescem e se relacionam com os seus amigos e com a sua família?

A pensar nisto e no que podemos fazer em casa para promover a aprendizagem em torno das emoções, enquanto família que cresce como um todo, lembrei-me de partilhar convosco alguns livros que podem ser utilizados para este fim. Puxem das almofadas e sentem-se em roda e em família. Bons momentos vão surgir por aqui!

As emoções e o monstro mais famoso do mundo!

Quem é que nunca ouviu falar no monstro das cores? Este monstro, recorrendo a um conjunto de cores, ajuda os mais pequenos a compreenderem as suas emoções de forma divertida.

“O monstro das cores”, livro para colorir

“O monstro das cores”, versão popup

“O monstro das cores”, de Anna Llenas

As emoções pelas mãos portuguesas

Nem sempre é fácil conseguirmos encontrar livros de autores portugueses que abordem a gestão das emoções. Apesar disso, consegui encontrar este quatro livros que ajudam na criação de amizades e na compreensão do ambiente escolar, dos sentimentos de estar zangado, com medo ou feliz.

“Crescer com pinta – Corações crescidos”, de Vera Lisa Barroso

“Zé Zangado” de Rita Castanheira Alves

“Maria do Medo”, de Rita Castanheiro Alves

“Filipe Feliz”, de Rita Castanheira Alves

As emoções na colecção de Ted O’Neal

Recentemente descobri a colecção de Ted O’Neal que está incluída no Plano Nacional de Leitura. Os livros deste autor prometem ajudar na compreensão de um conjunto de situações que podem surgir na nossa vida. Ao mesmo tempo que nos dá dicas, enquanto adultos, ajuda a criança a olhar o mundo à sua volta de forma diferente e a não ter receio de demonstrar as suas emoções.

Os títulos são variados e aqui ficam dois que prometem fazer as vossas delícias:

Dar sentido ao Natal – Um livro para ajudar as crianças a viver esta festa tão importante

Respeitar. Ousar ser justo e partilhar

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *