Pensamentos

Ouvir com o coração… Todos os dias!

ouvir-com-o-coracao

Acordas. Sentes o teu cérebro num verdadeiro caos e parece que nem sequer dormiste nada. Sentes-te inundado por dúvidas, por receios e parece que nunca ninguém te ouve quando desabafas. Ouvir. Parece que esta palavra não faz parte do dicionário da maioria das pessoas. Pedem-nos que andemos sempre a correr. Exigem-nos a perfeição, em todos os momentos da nossa vida, sem nunca ouvirem que não somos capazes…

Quando vou no trânsito, gosto de olhar o rosto das outras pessoas. Gosto de tentar adivinhar os seus pensamentos. Se estão felizes ou tristes. Gosto de tentar perceber se o seus rostos encerram um turbilhão de sentimentos ou a serenidade das emoções. E penso… Existem tantas pessoas que se devem sentir completamente mudas na expressão dos seus sentimentos. Quantas não devem ter ninguém com quem desabafar. Falar sem receios de recriminação, crítica ou desdém. Ensinar-mos os nossos filhos a ouvir é tão importante quanto ajudá-los a desenvolverem a sua linguagem. Quantos de nós, pais, não gastamos dinheiro em actividades ou livros para aprender as palavras e nos esquecemos de explicar aos nossos filhos que devem, primeiro, ouvir?

Ser mãe e pai é também ensinarmos a gestão das emoções aos nossos filhos. Aprender a demonstrar empatia pode tornar o dia de alguém mais especial. Explicar que é normal estar triste e que não se deve sentir vergonha de se ser diferente dos outros, qualquer que essa diferença seja. Ensinar o valor da palavra “ouvir” e da importância que ela pode ter nas relações com os outros. Mostrarmos às nossas crianças que podem apostar nas relações com quem as rodeia, desde pequenos, é darmos-lhes as ferramentas para serem adultos mais compreensivos e mais empáticos. O desenvolvimento da inteligência emocional, tantas vezes descurado em detrimento da inteligência lógica ou matemática, é fundamental para as crianças. Podemos queixar-nos que as nossas escolas não contribuem para o desenvolvimento da inteligência emocional dos mais pequenos mas… E o que estamos nós a fazer por essa parte em casa?

 

Aqui vos deixo o #mantramomdescomplicada, o primeiro de pequenas inspirações que vos irei deixando aqui, no Facebook e no Instagram. Aproveitem também para acompanhar o calendário do #adventomomdescomplicada! Uma palavra por dia que promete ajudar-nos a refletir sobre a nossa forma de estar e aquilo que estamos a passar aos nossos filhotes, sempre com muito amor!

Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *