Bem-estar e beleza

Pele e a validade da dermocosmética: devemos mesmo respeitar?

 

validade-da-dermocosmetica

 

Validade da dermocosmética. Quantas de nós damos a verdadeira atenção aos produtos que usamos na nossa pele e dos nossos filhos? Quantas de nós tem em atenção o prazo de validade e o prazo para utilização após abertura? Quantas de nós pensa na validade da dermocosmética?

Por lidar com químicos desde os 18 anos, por ter pele sensível e reactiva e gostar bastante de dermocosmética, sempre me interessei por pesquisar um pouco mais sobre este tipo de produtos. Desde muito cedo, marcas como a Vichy, Uriage ou La Roche Posay que fazem parte das minhas rotinas diárias de cuidado da pele. Usar estes produtos não é suficiente pata garantirmos a saúde da nossa pele. Ter cuidado com a forma como os guardamos e usamos é fundamental para que não percam as suas propriedades.

 

Validade da dermocosmética: a que devemos dar atenção?

Para as mais desatentas, todos os produtos de dermocosmética possuem duas validades. Por um lado, existe, o prazo de validade, ou seja, o tempo máximo em que podemos consumir o produto após a sua produção (tal como existe nos alimentos). Esta validade vai depender do tipo de ingredientes que fazem parte da fórmula do dermocosmético. Produtos que tenham ingredientes mais instáveis, como a vitamina C, terão uma validade mais curta do que produtos com ingredientes mais estáveis. Por outro lado, existe a validade do produto após a sua abertura, ou seja, após o primeiro contacto com o ar. Este prazo varia consoante o tipo de produto que estamos a falar e pode ir de seis a 36 meses. É fundamental respeitar este prazo já que o ar e a nossa pele possuem elementos que podem deteriorar o dermocosmético e alterar a sua acção. Respeitar esta validade é também importante para evitar problemas de infecções de pele ou alergias.

Se é fácil respeitarmos o prazo de validade escrito na embalagem, nem sempre é fácil de respeitar o prazo após abertura. Quantas de nós se lembra de há quanto tempo abriu pela primeira vez os seus cremes de corpo e de rosto? E há quanto tempo está a utilizar aquela base ou rímel? Eu não sou excepção… Nem sempre me lembro de há quanto tempo estou a utilizar este ou aquele produto. Já me aconteceu usar um produto após o seu prazo de validade após abertura… É um risco para a pele pois o produto pode ir sendo contaminado com o tempo, perder as suas propriedades e pode provocar algum tipo de problema na nossa pele. Temos de ser muito atentas a pequenos sinais, como mudança de textura, cheiro ou cor. As bactérias estão por todo o lado, o oxigénio atmosférico oxida os ingredientes e todo o cuidado é pouco! Pela saúde da nossa pele!

 

Como conservar os produtos de dermocosmética?

Quem desse lado tem cremes, maquilhagem e afins na casa-de-banho? Bem sei que é muito mais prático ter o hidratante de corpo na casa de banho mas… Já pensaram na humidade e nas temperaturas que costumam existir nesta divisão da nossa casa? Bactérias, humidade e calor são os melhores amigos! Se a isso ainda juntarmos os nutrientes e gorduras que se encontram nos dermocosméticos, temos o festim ideal para colónias de bactérias! Sempre que possível, guardem estes produtos fora da casa de banho e ao abrigo da luz solar direta. O vosso quarto pode ser uma boa opção.

Quando passamos para os produtos de bebé, temos de ter igual cuidado. Normalmente, temos tudo na casa de banho. Porque a banheira está lá, porque muitas de nós tem lá o trocador das fraldas mas esquecemo-nos do efeito que o espaço pode ter nestes produtos. Há que ter cuidado… Muitas vezes dizemos que os nossos bebés têm alergias aos produtos, que têm a pele reactiva… Por vezes, esses pequenos sintomas podem estar relacionados com a forma como conservamos os seus produtos de higiene ou poder ter sido ultrapassado o prazo de validade após abertura. Tal como temos cuidado com os nossos produtos, o mesmo se aplica aos dos nossos filhos. Conservem os hidratantes e todos os produtos de dermocosmética dos mais pequenos no quarto, sem que haja risco de terem luz direta sobre eles.

 

Validade da dermocosmética: como faço aqui em casa?

Todos os produtos da higiene do meu filhote, exceptuando o shampoo e o gel de banho, estão no quarto dele. Tenho uma gaveta do trocador própria para guardar estes produtos, sejam os que estão a ser utilizados como os novos. Na casa de banho, apenas está o shampoo e gel de banho, como já disse, e a pasta de dentes. No que toca ao protector solar, tento sempre evitar que sofra grandes variações de calor. No Verão, quando vamos para a praia, o protector vai dentro da lancheira. Penso que assim ajuda a evitar que sofra tanto calor… No final de cada época balnear, o que sobrar deito fora e não guardo para o ano seguinte… Apesar da validade após abertura dos protectores solares ser de 12 meses, o calor, a gordura das nossas mãos e a areia já entrou em contacto com a fórmula… Como não consigo garantir que esteja a 100% para ser guardada, prefiro não arriscar e comprar um novo no ano seguinte.

A minha maquilhagem e perfumes estão todos no quarto. No que toca a cremes (rosto e corpo), estão na casa de banho que não é utilizada para os banhos diários, ao abrigo da luz. Assim consigo garantir que não passam por temperaturas altas e humidade do banho. Os produtos novos, por abrir, ficam guardados na despensa ou numa gaveta, sempre em lugar fresco. Sempre que noto alguma mudança de textura, de cheiro ou de cor no dermocosmético, deito fora. Sim… Já me chegou a acontecer deitar um produto fora quase novo! Mas depois de ter estado tanto tempo aberto, prefiro sempre não arriscar. Já me basta a pele sensível que tenho naturalmente!

 

Estas são as minhas dicas quanto à validade da dermocosmética. Estando longe de querer que fosse um post exaustivo e de cariz demasiado técnico, acho que tem as ideias necessárias para que possam usufruir destes produtos em maior segurança.

 

Para saber mais sobre validade de produtos de dermocosmética:

Mitos e verdades sobre o prazo de validade de maquilhagem e cosméticos

Validade dos cosméticos

Saiba por que devemos respeitar a validade dos produtos dermocosméticos

 

Sigam a Mom descomplicada no Instagram em @momdescomplicada.pt!

 

Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *