Bem-estar e beleza

Dia da Alimentação… Um dia que deve ser todos os dias!

dia-da-alimentacao
A festa do segundo aniversário pela My Little Love

 

Hoje assinala-se o Dia da Alimentação. Mais do que pensar-se na alimentação apenas hoje, ela deve ser um elemento fundamental da nossa vida. Todos os dias! A imagem que escolhi para este post foi, propositadamente, a da festa do segundo aniversário do meu filhote. Para quem quiser saber todos os detalhes da festa preparada pela My Little Love e com catering da Casinha do Chá, deixo aqui o link do post com todos os detalhes!

A mesa que aqui partilho tem tudo menos a ver com as imagens mais típicas do Dia da Alimentação. Normalmente, as imagens para este dia surgem como uma roda dos alimentos. Sem lugar para aquilo que se costuma ver num dia de festa. Ainda ontem, nas stories do Instagram, partilhei convosco alguns dos truques que utilizo para os lanches do meu filhote. Quando não há tempo para preparar os purés de fruta em casa, recorro a purés de compra de marcas biológicas (que costumo comprar no Celeiro ou na área Bio e Saudável do Continente). Mas tento sempre fazer uma escolha consciente de entre a oferta que existe no mercado.

 

Dia da Alimentação: como fazemos cá por casa

Desde cedo que fui habituada a uma alimentação variada e cuidada. Como andei no Ballet desde os cinco anos e quase até à faculdade, devem imaginar que não andava a comer bolicaos todos os dias. Sim, claro que tinha os dias em que comia doces… Ou não fosse eu muito gulosa! Mas havia sempre lugar para a sopa, o peixe e a carne com as opções mais variadas e saudáveis possível. Claro que, em adulta, o cuidado com a alimentação manteve-se. E a partir do momento em que o meu baby boy começou a fazer as mesmas refeições do resto da família, esse cuidado tem mesmo de estar presente.

Para planear as refeições da semana, tento combinar a ementa da escola, com a ementa do meu trabalho e do meu marido para fazer refeições que sejam diferentes das que comemos fora de casa. Nem sempre é fácil… Principalmente na parte de variar a proteína… Mas tenho vindo a descobrir receitas que me permitem ter algo de diferente ao jantar. Tento sempre que exista sopa e bons acompanhamentos. Claro que, nos dias de festa, existem alguns pecados gastronómicos mas também tentamos que existam opções mais saudáveis. Na festa do segundo aniversário, havia salada de frutas e um bolo paleo de comer e chorar por mais! Tento planear a ementa ao fim-de-semana e fazer as compras de acordo com essa ementa (acho que poupo mais assim e ajuda a não desperdiçar alimentos que detesto que aconteça!!).

 

Dia da Alimentação… Festejar todos os dias!

A alimentação saudável faz-nos sentir bem. Comermos de forma variada, privilegiando o que está disponível em cada época do ano, reforça o nosso sistema imunitário. Termos um arco-íris no nosso prato faz das refeições um momento divertido e que as crianças adoram! Um truque para os mais pequenos passa por deixarmos que eles possam participar na preparação das refeições. Adequando a cada faixa etária, existem muitas cosas que podem fazer connosco e escusam de estar postos de parte na sala em frente à televisão ou tablet.

Optarmos por quintas biológicas que existam junto a nós ou comprando a produtores locais, permite-nos ter legumes e frutas da época a valores mais simpáticos. Ajuda-nos também a ter alimentos mais frescos, com menor dose de conservantes e menos plástico na sua conservação. Quanto menos embalado e processado o alimento for, melhor ele nos fará. Já pensaram em todos os conservantes que os alimentos embalados necessitam para ter prazos de validade tão longos?

Cada vez mais, tento que as minhas opções sejam o mais conscientes possível. Tanto para mim como para a minha família. Claro que por aqui também comemos um bolo de vez em quando… Mas não é por isso que não deixa de ser saudável. Temos tantas opções de farinhas e de formas de adoçar que são menos prejudiciais à nossa saúde que o céu é limite para as combinações que podemos fazer!

 

E por aí? Como estão a assinalar este Dia da Alimentação?

 

Sigam a Mom descomplicada no Instagram em @momdescomplicada.pt!

Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *