Receitas

Amêndoa e chocolate… Os melhores amigos!

A amêndoa e o chocolate podem ser os melhores amigos. Existem inúmeras receitas que juntam estes dois ingredientes e que podemos fazer em nossas casas. Sempre que estes dois ingredientes aparecem, eu gosto de testar a receita e ver como resulta. Mas também gosto de olhar a minha despensa, dar largas à minha imaginação e inventar novas combinações.

Por estes dias, a pensar no lanche com os meus dois amores, decidi inventar uma receita que misturasse amêndoa e chocolate. Os grandes protagonistas deste receita são a farinha de amêndoa e cacau cru em pepitas. Utilizei também óleo de côco como gordura do bolo e açúcar de côco, em substituição do açúcar branco ou mascavado tradicional. Querem saber um pouco mais sobre alguns estes ingredientes?

A farinha de amêndoa possui um elevado teor em fibras e é uma boa fonte de proteínas. É uma boa opção para utilizar em bolachinhas e bolos para os mais pequenos (gosto muito de combinar com banana em bolachinhas). Já o óleo de côco, prensado a frio, surge como uma alternativa às gorduras animais (como a margarina) ou outras gorduras vegetais (como o azeite ou óleo de girassol). O açúcar de côco surge como uma alternativa mais saudável ao açúcar branco tradicional por ter índice glicémico mais baixo e um elevado teor em minerais.

Já faz algum tempo desde que partilhei convosco uma receita (estão lembrados do bolo de farinha de milho? A receita está aqui!) Por isso, está na altura de vos deixar mais um miminho da minha cozinha. Vamos conhecer a receita?

 

Bolo de amêndoa e cacau cru

bolo-de-amendoa-e-cacau-cru

bolo-de-amendoa-e-cacau-cru

bolo-de-amendoa-e-cacau-cru

Ingredientes:

100g de farinha de amêndoa, 100g de farinha de trigo, 100g de açúcar de côco (aqui vejam se gostam mais ou menos doce e ajustem a quantidade), 100mL de óleo de côco, 4 ovos, pepitas de cacau cru a gosto.

 

Preparação:

Num recipiente bater os ovos com o açúcar de côco até ficar homogéneo. Adicionar o óleo de côco. Adicionar as duas farinhas em separado (adicionei primeiro a de amêndoa e depois a de trigo). Bater a mistura, mas sem ser em excesso. Adicionar as pepitas de cacau cru a gosto. Levar a forno aquecido a 170ºC durante, pelo menos, 30 a 40 minutos.

 

A farinha de amêndoa, o açúcar de côco e o óleo de côco que utilizei são da Origens bio e podem encontrar estes produtos na loja online Equanto. Podem encontrar os produtos Origens bio em diversos pontos de venda. Utilizando o código de desconto “happymom” na loja online Equanto, podem usufruir de 10% de desconto em todos os produtos Origens bio. Quem é amiga, quem é?

 

Sigam a Mom descomplicada no Instagram em @momdescomplicada.pt!

 

Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *