Dia-a-dia

Poupança: a tecnologia do nosso lado

Poupança… Mãe que é mãe adora esta palavra! Independentemente do dinheiro que possamos ganhar no final do mês, acho que todas nós temos um pequeno chip voltado para a poupança. Gostamos de saldos (nem que seja para ter aquela peça que sempre achámos demasiado cara!). Gostamos de cartões de desconto (já viram bem quantos cartões de lojas têm na vossa carteira?). Gostamos de cupões de desconto e de promoções. Confessem lá… Estão a rever-se nisto?!

A juntar à poupança, há que fazer alguma gestão das nossas despesas. Encontrar a melhor forma de fazer toda a gestão, sem escapar nenhum cêntimo, nem sempre é coisa fácil. Por isso, porque não recorrer ao que de melhor a tecnologia coloca à nossa disposição? Este fim-de-semana, lancei o desafio no Instagram e no Facebook: quais as vossas ficas para gerir despesas? Recebi muitas, muitas dicas de todas as que responderam. Desde optar por compras semanais, por fazer ementa e depois a lista de compras (como sugere a minha querida Healthy Bites no seu blog todos os domingos), por fazer compras online… Enfim, muitas foram as boas dicas que recebi (partilhei tudo nos Stories do Instagram).

Entre as diversas dicas, deixaram-me algumas sugestões de apps para telemóvel para ajudar nas despesas. Sabendo que estes pequenos truques são sempre bons para todos nós, pensei… “Escreve lá um post resumo de todas as dicas que recebeste! Isso vai dar jeito a muita gente!”. E aqui está o post carregadinho de dicas de apps com a respectiva descrição. Espero que vos possa ser muito útil!

 

poupanca-e-tecnologia
Imagem através Kaboompics

 

Boonzi

Como podemos ver no site da Boonzi, 100% portuguesa, esta app permite gerir as despesas individuais ou da família, controlando o orçamento mensal. Como principais tópicos que podemos gerir surgem a situação financeira, os hábitos de consumo, as poupanças imediatas e os objectivos mensais. Pode ser testado gratuitamente durante 30 dias, tendo a aquisição de uma licença Boonzi desktop o valor de 34,71€ (valor promocional até 31 de Outubro, licença sem limite de utilizadores podendo ser instalda em três computadores). Existe ainda a versão Boonzi light, gratuita, mas com menos funcionalidades. Pode ser instalado em Mac e Windows. Associado à app Boonzi, existe um blog (carregado de boas dicas de poupança para o orçamento familiar), página do Facebook e um canal do Youtube.

 

Spendee

A app Spendee, disponível em Google Play e App Store, promete ajudar na gestão das finanças e do nosso orçamento. Tal como a Boonzi, possui um blog com dicas de poupança e de utilização da app. Com a introdução dos valores gastos, permite compreender quais são os nossos hábitos de consumo, valores que costumamos poupar e estabelecer limites a médio prazo para determinadas compras (como um carro novo ou umas férias!). Uma funcionalidade interessante é os diversos membros da família poderem ter os seus orçamentos partilhados no Spendee, sendo assim mais fácil gerir as despesas e o orçamento de toda a família. Permite também estabelecer ligação com os bancos dos utilizadores (não sei se isto é possível com bancos portugueses), alertas específicos e fazer um backup de toda a informação introduzida na app.

 

Anylist

Na busca das melhores dicas para as idas às compras, chegou-me a app Anylist sugerida pela Eu, tu e os meus sapatos (app disponível na App Store). Todas nós sabemos que nem sempre o que é necessário para todos os membros da família vai na lista de compras… Uma vantagem que esta app traz é a possibilidade de partilhar a lista de compras com o nosso marido. Em vez de termos de estar juntos a fazer a lista de compras ou termos uma lista na porta do frigorífico, cada um pode actualizar a lista com o que achar necessário. Poupa-se tempo, não nos esquecemos de nada e assim qualquer um pode ir às compras. Estando nos smartphones dos diversos membros da família, é mais fácil!

 

Sigam a Mom descomplicada no  Instagram em @momdescomplicada.pt!

 

 

Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *