Parentalidade

Professor, educador, auxiliar… 5 de Outubro é o vosso dia!

professor-educador-auxiliar
Imagem via kaboompics

Todos temos um professor que nos marcou no nosso percurso enquanto alunos. Pensando no meu caminho como aluna (que ainda não terminou…), recordo a minha professora primária. Daquelas à antiga, com régua em cima da mesa e postura que não se esquece. Ao ver imagens de professores da altura do Estado Novo, parece que vejo a Professora Ivone. Cabelo curto. Óculos castanhos. Sempre de saia e, muitas vezes, com um lenço ao pescoço. Nem sempre paciente. Nem sempre tolerante. Mas com uma paixão enorme por trabalhos manuais que nos contagiava.

Do preparatório, recordo a Professora Alda, de Português, e a Professora Lídia, de História. Ambas com personalidades marcantes. Ambas presentes no seu papel de directoras de turma. Já do secundário, confesso que não tenho nenhum professor que me tenha marcado verdadeiramente. A não ser a professora de Físico-Química do 11º ano… Que um dia me disse que nunca seria capaz de tirar um curso superior. Nunca percebi aquele comentário… Sempre tive boas notas. Sempre me apliquei. O mundo dá muitas voltas… E vim a formar-me em Química ramo de investigação com uma das melhoras notas do meu ano. Curioso hem?!

 

Professor… Desde tenra idade!

O dia 5 de Outubro é a data no calendário dedicada aos professores. Neste dia, mais do que apenas os professores, gosto de pensar que é o dia de todos os que se dedicam a acompanhar as nossas crianças. Professores, educadores de infância, auxiliares de infância. Todas estas pessoas são fundamentais no crescimento dos nossos filhos. Cada um, à sua maneira, é determinante em cada etapa. É com eles que falamos da evolução dos nossos mais que tudo e também são pessoas que ficam na nossa recordação.

Já aqui tinha escrito sobre o importante papel que a educadora de infância tem na vida dos nossos filhotes quando são mais pequenos.

Uma educadora de infância, que coloca um pouco de si em todas as acções do dia, não merece a nossa indiferença. Esta pessoa merece a nossa palavra de conforto no final de um dia mais cheio. Merece o nosso “bom dia” com um sorriso no rosto. Merece pequenos mimos que serão sempre pouco para expressar o nosso agradecimento por cuidarem dos nossos filhos. Lembrem-se que um ordenado não é tudo… Não pode ser tudo… Uma educadora de infância não é um robot de mudar fraldas e dar papas… É uma pessoa tal como nós… Não nos devemos nunca esquecer disso!

Estas foram alguma das palavras que lhes dediquei no post “Educadora de infância: muito mais que uma profissão“. Juntamente com as auxiliares de infâncias, são estas as mãos e o colo a que entregamos os nossos filhos quando termina a nossa licença parental. E são pessoas que nos marcam para sempre!

 

Professor… Os deles e os nossos!

O meu filho terminou ontem a primeira semana no novo colégio. Uma semana de adaptação a um novo local, novos amiguinhos e novas pessoas que correu pelo melhor. Depois de uma sexta-feira passada cheia de emoções (leram tudo o que escrevi em “Despedida não, apenas um “até já”!”), esta é de balanço. Num dia em que devemos pensar com especial carinhos nos professores, deles e nossos, penso no meu filho. Penso nas pessoas com quem já se cruzou e que nos marcaram de forma tão especial.

Numa semana de adaptação ao novo colégio, várias foram as mensagens que recebi das duas auxiliares de infância da sala do berçário da escola antiga. E não imaginam o quanto isso deixa este coração de mãe lamechas… É a pessoas assim especiais que devemos dedicar este dia. É a pessoas que dão o seu colo aos nossos filhos como se fossem delas que devemos dedicar este dia. Bem sei que, como em todas as profissões, nem todos são bons professores… Bem sei que nem todos deixam as melhores recordações… Mas, se calhar, era tempo de repensarmos o nosso sistema educativo (e o ensino nas faculdades) para que os maus profissionais não tivessem lugar. Deveríamos repensar o sistema educativo proporcionando aos nossos filhos novos caminhos e novas asas para voar. Sem que essas asas tenham de ser ganhas sentados um dia inteiro a uma secretária, que nem sempre é o caminho certo…

 

A todos os professores, a todos os educadores de infância, a todos os auxiliares de infância dedico este dia e este post. Porque o carinho e o trabalho que dedicam todos os dias aos nossos filhos merece a nossa mais profunda gratidão. Obrigada por estarem presentes quando nós não estamos. E obrigada, acima de tudo, por nos ajudarem a mostrar este mundo cheio de coisas boas aos nossos filhos!

 

Sigam a Mom descomplicada no Instagram em @momdescomplicada.pt!

Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *