Maternidade

Despedida não, apenas um “até já!”

Hoje é dia de despedida. Não daquelas despedidas que magoam, que são para sempre ou que deixam mágoa. Hoje é dia de despedida mas em que se partilham boas emoções, boas energias e boas recordações. Hoje é dia de despedida no percurso do meu filhote na escola do nosso coração. Para quem só tenha chegado agora a este meu cantinho, poderá estranhar esta expressão… Chamo “escola do nosso coração” ao local que recebeu, de braços abertos, o meu filho desde que entrou para a escola com oito meses (podem ler um dos meus posts mais lamechas sobre a escola do nosso coração aqui).

Desde Janeiro de 2017, este foi o local onde recebeu colo e carinho, onde tem vindo a aprender a explorar o mundo e onde conheceu muitos amiguinhos. Este foi o local que nos permitiu regressar ao trabalho, eu e o pai, tendo a consciência de que o nosso filho iria receber colo, que não o iriam abandonar para dormir e que teriam tempo para brincar com ele. Este foi o local onde secaram as lágrimas nos dias mais difíceis em que não queria ficar na escola… Este será o local que seguirá no coração do meu filho sempre! E vejo isso nos seus pequenos mas muito curiosos olhos!

 

Despedida… do colo das auxiliares e educadoras

As educadoras e auxiliares das duas salas por onde passou o meu filho têm sido incansáveis com ele. Todas as palavras que escrevi no texto “Educadora de infância: muito mais que uma profissão” fazem hoje, mais do que nunca sentido! Aquilo que somos obrigados a fazer como profissionais é uma coisa. Mas a forma como nos damos aos outros, enquanto pessoas e sem obrigações, é o que marca e deixa amizades para a vida! Desde o primeiro momento que senti que o meu filho tinha carinho quando eu não estava. E hoje pude comprovar isso…

Já tinha partilhado convosco que gosto muito de mimar quem me rodeia. Sendo mãe e tendo o meu filho na escola, claro que gosto de mimar quem cuida dele. Hoje, num momento de despedida, isso não poderia ser diferente. Preparei, com todo o carinho, um miminho personalizado para as educadoras e auxiliares do meu filho com uma frase que acho que fiz tudo: “há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas” (obrigada às meninas da Sardinha Amarela que foram incansáveis a ajudar-me a ter este miminho pronto a tempo!). Escrevi também um cartão para cada uma delas… Com uma mensagem personalizada para cada uma com o que levo de especial. Palavras doces que espero que possam ajudá-las sempre a recordar o meu pequeno pirata. E já houve lugar a lágrimas!

 

despedida-nao-apenas-um-ate-ja

 

Despedida… com a promessa de regressar!

As pessoas com que lidamos todos os dias ficam, cada uma à sua maneira, nas nossas vidas. E aquelas pessoas que cuidam dos nossos filhos ficam e marcam a nossa vida de forma muito especial. Hoje é um dia com um turbilhão de emoções. Deixarmos a escola do nosso coração não é fácil… Levamos no coração pessoas especiais. Levamos o abraço quente que nos dão na despedida e as lágrimas de uma amizade que fica. Levamos pessoas especiais que ajudaram o meu filhote a espevitar para o mundo. Como me diziam hoje, tenho um filho de personalidade marcada mas muito meigo e que busca sempre um bocadinho de mimo. Um menino que marcou todos de forma especial.

Cada uma das educadoras e auxiliares, à sua maneira, têm contribuído para o bem-estar e o crescer em segurança do meu filhote. Isso tem sido fundamental para a nossa segurança enquanto pais. Na próxima semana inicia-se um novo percurso numa nova escola. Novas educadoras e auxiliares, novos espaços e novos amiguinhos. Mas tenho a certeza que esta, a primeira escola, será sempre a do nosso coração. São pessoas especiais que aí existem para cuidar dos nossos filhos. Estou a terminar de escrever este texto e as lágrimas estão já a cair pelo rosto pela antecipação do último dia em que vou buscar o meu filho aos vossos braços…

Tenho a certeza que esta não irá ser uma despedida em definitivo. Será um “até já”. Há que manter contacto com os lugares especiais da nossa vida e voltaremos à escola do nosso coração para mostrar como o nosso pequeno reizinho está a crescer depois de ter ganho asas nessa escola. Profundamente grata por estas pessoas terem entrado na vida do meu filhote!

Até já, pessoas especiais! Partimos hoje mas vão no nosso coração!

Siga a Mom descomplicada
20

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *