Escolhas da mãe

Regresso às aulas à moda da Mom descomplicada

Setembro é o doce mês do regresso às aulas. Dos miúdos mais pequenos aos mais graúdos, este é o mês de voltar aos bancos da escola, de estrear a mochila nova e de rever os amigos depois das férias de verão. Muitos também são os adultos (como eu!) que também, fazem o seu próprio “regresso às aulas” e vêem esta altura como o começo de um novo ano. Cheio de oportunidades, novas resoluções e projectos para concretizar.

O regresso às aulas acaba por ser um momento de algumas dores de cabeça para os pais… As listas são várias. A lista dos livros escolares. A lista do material escolar. A lista de roupas e de sapatos que é preciso renovar. A lista de actividades extracurriculares para o novo ano. Para tudo existe uma checklist que é necessário preencher para que o novo ano lectivo inicie sem dramas. Confesso que ter um pequenito de apenas dois anos reduz bastante as preocupações a este nível. Ainda não há livros escolares para comprar (portanto… escapei à novela mexicana dos vouchers MEGA). Ainda há roupa que serve do anos passado (ufa!!) e ainda não temos de pensar em actividades extracurriculares (o baby boy tem música e expressão corporal na escola e a natação ao fim-de-semana connosco). Por aqui, a única preocupação foi mesmo uma lista de material para artes plásticas e ver se nada faltava à lista de produtos de higiene pedida na escolinha.

 

Regresso às aulas: preparar o material para o pequeno Picasso

Uma coisa que facilitou toda a preparação foi termos tido acesso à lista de material necessário no final do ano lectivo passado. Assim, não tivemos de esperar pelo início do ano e pela primeira reunião com a educadora para depois termos de ir a correr para as compras! Tudo pode ser feito com calma, umas coisas em lojas físicas e outras em loja online para que nada faltasse neste regresso às aulas.

Vocês podem estar a pensar… “Oh Mom descomplicada, já olhaste bem para o calendário? Hoje já é dia 16 de Setembro por isso já não vamos conseguir aproveitar as tuas dicas…“. Ok, pronto… Podem ter razão… Mas há regresso às aulas todos os anos e é sempre preciso comprar mais qualquer coisa por isso acho que estas dicas ainda vão a tempo… Vamos lá ver então como tudo foi preparado?

A lista do material escolar deste ano é digna de um pequeno Picasso! Tendo apenas dois anos, ainda não nos temos de preocupar com cadernos, dossiers ou mochila. A lista deste ano tem muita cor e muitos materiais giros para pequenos projectos. A grande maioria das compras foi feita no Continente, sendo que algum material mais específico conseguimos encontrar na Staples e numa loja que vende apenas material para artes plásticas. Sabiam que rolos de papel kraft são uma pequena preciosidade que não se encontra em todo o lado? Descobri isso este ano quando tive de ir a diversos locais até conseguir encontrar os rolos pedidos na lista. Fui também formalmente apresentada ao papel EVA aka Musgami. E relembrei que o papel de feltro também pode ser usado para muitas coisas!

 

Regresso às aulas: as nossas marcas preferidas

regresso-as-aulas-mom-descomplicada

Uma marca de que sou fã para os mais pequenos é a Giotto (lembram-se de vos ter falado que ia começar a incentivar a criatividade cá em casa? Tudo contado ao pormenor aqui neste post!). Gosto da variedade de produtos que tem e de terem produtos específicos para os mais pequenos (existe até a gama Giotto Bebé) e de serem produtos facilmente laváveis na roupa. Digam lá… Quantas de vocês também não coloca a roupa dos mais pequenos de molho quando eles chegam a casa ao final do dia?! Os produtos Giotto estão à venda nos mais diversos locais. A linha Giotto Bebé é capaz de ser um pouco mais complicada de encontrar mas podem comprar na Chicco ou na FNAC, por exemplo.

As plasticinas são da Play Doh e escolhemos uma tesoura Staedtler de bicos redondos. Uma descoberta que fiz e que me deixou bastante contente é que já existem disponíveis facilmente tesouras para crianças canhotas (vi de diversas marcas no Continente). Lembro-me da dificuldade que colegas meus tinham na escola porque era difícil encontrar este material e porque apenas existia num ou dois locais. O material é identificado com as etiquetas personalizadas da Tiketa, que coloquei não só neste material mas também nos sapatos, toalhas para higiene, lancheira, mochila e nas caixinhas dos lanches. Tudo para não se perder nada! Para não haver (demasiadas!) nódoas dos momentos artístico na roupa, comprei um bibe na Vertbaudet e também o famoso babete com mangas às bolinhas da Ikea.

 

Regresso às aulas: outras compras necessárias

Como o Picasso também precisa de produtos de higiene, a pequena lista também foi revista para ver se nada estava em falta. As toalhas são da Zara Home. Sou fã da linha kids da Zara Home e é sempre uma tentação, a cada colecção nova, não renovar toalhas, lençóis e toda a decoração. Podem ser um pouco caras em “época normal” mas se estiverem atentas, conseguem obtê-las por preços mais simpáticos nas promoções da Zara Home e, inclusive, comprar online sem ter de pagar portes de envio. Sugestão: subscrevam a newsletter da Zara Home e ficam a saber estas novidades tão úteis em primeira mão!

Como tenho um pequeno apaixonado pelo Panda cá em casa, arranjei a lancheira mais fofa na Com Alma. Aqui, podem também encontrar caixinhas para os lanches com o panda. Como o meu filhote já não utiliza biberão para a água, comprei umas garrafas da Skip Hop no Sítio do Bebé (recomendo vivamente esta loja… Em menos de 24h tinha a encomenda em casa!). Outros dois locais onde também gosto de fazer compras para este tipo de artigos é o El Corte Ingles e a Home Sweet Kids.

 

E assim ficou tudo preparado para mais um ano de experiências, de continuação no ganho da autonomia e de continuar a cultivar a curiosidade, o espírito de explorador e o tempo ao ar livre. Resta agora desejar um ano muito feliz ao meu filhote e que o ano dos vossos filhotes seja também muito especial!

 

 

 

Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *