Escolhas da mãe

Fraldas… O que escolher… Vamos falar de fraldas?!

Fraldas. Esse item da higiene dos bebés que nos entra em casa desde que eles nascem e que fica por cá até ao desfralde… (Dúvidas sobre o desfralde? Leiam o que escrevi sobre este assunto neste post) O bebé nasce e a nossa preocupação é ter fraldas. Fraldas, fraldas e mais fraldas! Em quantidade suficiente para fazermos frente a um exército invasor de bebés a brindarem-nos com presentes! Estão a rever-se nisto?!

Quando estamos a preparar tudo para o bebé, principalmente quando somos mães de primeira viagem, temos sempre dúvidas sobre o que comprar. E no assunto das fraldas, essas dúvidas mantêm-se… Que marca escolher? Qual a melhor e que causa menos alergias? Qual a que aguenta mais de 12h sem fugas? Fazer ou não stock? Bem… Se fizermos estas perguntas a cinco mães diferente, espantem-se! Vão obter cinco respostas diferentes! Porque os bebés não são todos iguais. Porque não gostamos todas do amarelo… Enfim, porque as opções são muito pessoais e o que pode resultar na casa ao lado, pode ser o pior para a nossa!

Ainda podemos acrescentar a decisão quanto a escolher fraldas descartáveis ou reutilizáveis. Este assunto das fraldas não é novo por aqui… Já se falou da opção de fraldas reutilizáveis com o testemunho de uma mãe que as utiliza na sua bebé desde o nascimento (para lerem mais sobre fraldas reutilizáveis, leiam este post aqui). No mercado, temos as mais diversas opções pelo que variedade não falta. Basta apenas fazermos a melhor escolha para a nossa família… E rezar para que não apareçam rabinhos assados!

Fraldas… Mas afinal quantas marcas existem no mercado?

Bem… Uma pessoa chega ao corredor das fraldas no supermercado e até se perde com tantas marcas. E se vamos para o mundo online, a diversidade ainda aumenta mais… Assim de cor lembro-me das seguintes… Chicco, Dodot, Huggies, Nunex, Moltex, Muumi, Libero, Pampers, Bio Baby (uma variedade da Moltex), Bambo, Chelino, Bambino… E ainda as de marca branca Continente, Pingo Doce, Baby Confort+ (do Jumbo), Baby Smile (do Minipreço),  Lupilu (do Lidl), Toujours (do Lidl), Labell (do Intermarché).

E vou ficar por aqui porque a lista já vai longa! E, de certeza, que ainda faltam aqui algumas marcas! Digam lá… Quantas destas marcas conhecem ou já utilizaram? Algumas delas, apenas conheço de ler em artigos de opinião. Se fizermos uma pesquisa na internet, aparecem-nos diversos artigos sobre fraldas de bebé. Por exemplo, o site Ekonomista publicou um ranking (vale o que vale!) sobre quais as melhores fraldas do mercado. Em blogs, este assunto também aparece… Por exemplo, a Guida é que sabe escreveu sobre o assunto e deu a sua opinião sobre algumas marcas neste post.

Fraldas… O que a Mom descomplicada já experimentou?

Nos dois anos de vida do meu filho, já experimentei diversas marcas… Não foi fácil acertar com a que melhor resultasse connosco mas lá acertamos na nossa marca de eleição. Mas não foi fácil…

Não fiz stock. Várias amigas disseram-me para o fazer mas não o fiz. Mesmo sem ir ao supermercado logo após o nascimento do bebé, optei por ter apenas duas embalagens de fraldas em casa. Escolhi as marcas Libero (tinha lido muito bem sobre esta marca) e Dodot Sensitive, ambas T1.O meu filho nasceu antes do tempo e pequenino, pelo que rapidamente percebi que o T1 não ia resultar. Depois de procurarmos, o meu marido encontrou T0 da Libero na farmácia e foi a nossa opção nos primeiros tempos. Gosto bastante da marca, são bastante suaves e sem fugas. Também não houve alergias nem rabinho assado, o que também é sempre bom!

O peso aumento e chegou o momento de usar T1. Experimentei Dodot, Libero, Chicco e Baby Confort+ (do Jumbo). Destas marcas, a Baby Confort+ foi que mais gostámos. Muito semelhantes à Chicco. Sinceramente, não notei qualquer diferença entre elas a não ser na decoração. Sendo uma marca branca, é mais em conta, importante quando mudamos umas dez fraldas por dia! Durante dois anos, nada de rabinho assado ou alergias. Uma ou outra fuga aconteceu, mas acho que foi mais por ter colocado mal a fralda do que outra coisa. Foi a nossa marca de eleição até há pouco tempo, quando deixou de aparecer o tamanho que o meu filhote usa…

Também usamos fraldas cueca Baby Confort+ (muito mais práticas de trocar) e gostamos bastante. Boa retenção, rabinho seco e até o bebé já as consegue tirar sozinho! Uma boa opção para quem estiver a pensar no desfralde por estes dias.

Fraldas… E quando a nossa marca de eleição deixa de ser opção?

Recentemente, o tamanho das fraldas Baby Confort+ que o meu filho usa deixou de estar disponível. Como o meu filho ainda não anda sem fralda, regressei à casa de partida. Ou seja, voltei à saga da busca da marca ideal e à leitura de opiniões sobre fraldas. Nesta fase, experimentei Dodot Bebé Seco, Pingo Doce, Libero e Lupilu. Apesar de todo o sururu em torno das fraldas do Pingo Doce, não gostei. Achei que não aguentavam tanto assim as fugas e a superfície da fralda parecia-me sempre húmida… Das Dodot Bebé Seco gostei. Apesar de serem finas e achar que não iriam reter grande coisa, surpreenderam e estão no patamar próximo das Baby Confort+. Será uma marca a repetir a compra.

Como as experiências continuam, regressei às Libero e ontem comprei umas Lupilu no Lidl para experimentar. Vamos ver como se portam. Já sei que gosto das Libero (ou pelo menos, gostei bastante das de recém-nascido), vamos ver como se portam nesta fase. Quanto às Lupilu, já li algum feedback negativo mas vamos ver como resultam cá em casa. Depois dou o feedback desta aventura das fraldas!

fraldas-de-bebe-o-que-escolher
Uma das nossas escolhas de fraldas para bebé

Fraldas… E quando é altura de ir para dentro de água?

Chega o calor, os nossos filhos ainda usam fraldas e lá temos de juntar mais um item à nossa lista de compras. Fraldas para a água. Ainda que com menos oferta do que as fraldas normais, já são diversas marcas que têm fraldas para a água. Estando o meu filho na natação desde os seis meses, já conhecemos estas fraldas há algum tempo (Leiam, neste post, algumas dicas para o início da natação com os vossos bebés).

Apenas experimentei duas marcas: Decathlon e Baby Confort+. Gosto de ambas, não notei grandes diferenças entre elas. Fáceis de colocar e de retirar. Como não estamos a ir todos os dias à natação, cada embalagem dura bastante tempo. Existem outras marcas, tanto em lojas físicas como online, que podem ser opção para vocês. Numa conversa com outra mãe após a natação, sei que na Bebitus podem encontrar boas promoções de fraldas deste tipo.

E vocês? Quais as vossas marcas de fraldas preferidas? Contem-me tudo!

 

Acompanhem-me no Facebook e no Instagram

Siga a Mom descomplicada
20

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *