Uncategorized

Já não sou bebé… Para mim serás sempre!

Sabes quando te dás conta que o teu filho já não é um bebé? Quer dizer… Para ti, ele será sempre bebé até mesmo no dia em que se estiver a forma na faculdade ou no dia do seu casamento… Bebé ele será sempre. Mas agora é já um bebé com outros traços… Já se quer vestir sozinho. Ajuda todos os dias a pôr a mesa e sabe onde ir buscar o individual, o prato ou os talheres. Pede também para vestir o babete (ufa… a máquina da roupa e a mãe agradecem!).

Todos os dias pareces mais crescido, meu bebé… Todos os dias vejo em ti pequenas novas conquistas, pequenas novas evoluções. Para os demais podem não parecer nada, são pequenas trivialidades. Mas para estes pais babados que tu tens, é como se pisasses a Lua pela primeira vez! Como se fizesses uma volta ao mundo sozinho! É a tua caminhada em direcção à etapa seguinte… Feita de forma mais ou menos consciente e com os teus pais a caminhar ao teu lado.

Todos os dias nos colocas à prova… És exigente. Queres a nossa atenção em permanência e testas a nossa paciência. É natural. Do alto dos teus dois anos, muitas são as emoções que ainda não consegues gerir. As frustrações de não conseguires fazer as coisas como queres… Estão à flor da pele e nem sempre te conseguimos compreender da melhor forma. Estás a crescer, ao teu ritmo, sem pressões… E estás a conseguir surpreender-nos na simplicidade dos teus gestos. No teu sorriso sempre presente. No choro que fazes ouvir quando as coisas não correm tão bem…

Crescer não é fácil. Mas demonstras porque motivo nos escolheste como pais. Queres-nos a brincar contigo no chão. Queres o meu colo sempre que decides ler os livros da Nôno. Queres o colo do pai quando queres dar cambalhotas no ar. Já distingues o que mais gostas de fazer com cada um de nós… Reconheces neste nosso colo a segurança necessária para conseguires arriscar, para conseguires sonhar. E isso deixa-nos profundamente realizados como pais!

E quando o bebé dá lugar a um menino mais crescido…

Partilhei no Facebook, durante este fim-de-semana, que sábado tinha sido um dia diferente. Andava a adiar muito este dia… Mas os sinais que davas todos os dias começavam a ser impossíveis de ignorar… Este sábado saímos, em família, para o teu primeiro corte de cabelo! Os teus caracóis de pequeno pirata deram lugar a um corte de cabelo que só revela a tua traquinice. Sim, coração de mãe sofre e bem que me custou ver os caracóis desaparecerem… Mas o resultado final, mais do que o aspecto estético, compensa! Ver que já não coças o pescoço insistentemente ou que não estás sempre a levantar o cabelo… Mostra que te sentes confortável nesta tua nova aparência.

Sim… Aqui me confesso. Esta mãe lamechas guardou alguns destes primeiros caracóis. Sim, fartei-me de tirar fotos do processo… Do antes e do depois.  O meu marido até me perguntou se ia deixar cair uma lágrima, o malandro… Não caíram, pronto. Sei que, muito provavelmente, quando o cabelo voltar a crescer já não teremos os caracóis de antes. Mas, acima de tudo, interessa o conforto do meu bebé e este corte de cabelo já se impunha.

Escolhemos um cabeleireiro para crianças, com direito a cadeira especial! Uma pessoa calma a cortar o cabelo que mostrava o que ia fazendo ao meu bebé para que ele compreendesse todo o processo. Podem parecer detalhes sem importância mas explicarmos o que se está a passar à criança é fundamental. Para que não sinta medo. Para que compreenda a situação. Para que se sinta respeitada!

Fizeste furor quando chegaste à escola esta segunda-feira. As educadoras e auxiliares adoraram o teu novo look e tu desfilaste muito orgulhoso! O crescimento é mesmo assim, meu bebé…!

bebe-menino-crescido

Acompanhem as nossas aventuras no Facebook e no Instagram

Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *