Escolhas da mãe

Lanches saudáveis: Escolhas conscientes e deliciosas!

Os lanches saudáveis serão, provavelmente, a tarefa que mais mães têm de planear todos os dias. Os primeiros 1000 dias da vida de uma criança são muito importantes para o seu futuro! É, por isso, fundamental apostar numa alimentação cuidada, em conjunto com o médico que acompanha o nosso filho. Não importa pensar apenas nas refeições em família. A alimentação que ingerem fora de casa é igualmente importante… E há que pensar em opções para lanches saudáveis!

Lanches saudáveis: Onde me inspiro?

O meu filhote está na escola desde os oito meses. Já vos falei da escola do nosso coração e ainda hoje partilhei no Facebook mais um episódio que me mostra que fiz a escolha certa (podem saber mais sobre a escola do meu coração neste post). A adaptação à escola nem sempre é fácil e muito há que preparar para que nada falhe (querem saber como é a adaptação à nova escola? Leiam este post). Um dos aspectos que deixo sempre planeado do dia anterior são os lanches. Nesta preparação, faço sempre questão de enviar opções diferentes em cada dia. E porquê? É importante estimularmos o paladar das nossas crianças, experimentando novos sabores e texturas. É certo que, numa vida muitas vezes a correr, nem sempre é fácil prepararmos coisas muito diferentes. Mas, na internet, iremos encontrar imensos blogs que nos podem ajudar com pequenas dicas.

Querem saber os meus preferidos? Healthy Bites, Na cadeira da papa, Criar, comer, crescer, só para vos referir três. Se procuram inspiração para receitas saudáveis e rápidas, estes podem ser os locais certos para a encontrar. Por aqui resulta! Para além destes blogs, costumo também utilizar livros de receitas para bebés (e não só!). Para além do livro da Leonor Cício, Mãe, quero mais!, gosto também bastante dos livros 1,2,3 uma colher de cada vez e Comer bem, Crescer saudável. Por vezes, adapto também receitas do livro Sumos com Segredos da Sam McMurray (do blog Eat love).

Lanches saudáveis: As escolhas aqui de casa

Há já alguns meses que envio lanche todos os dias para o meu filho. Ao longo destes meses, as opções têm variado. Ao chegar quase aos dois anos, as escolhas já são mais alargadas e dá sempre gozo experimentar coisas novas. Todos os dias envio dois lanches: um para de manhã e outro para de tarde. Normalmente, o lanche da manhã é um iogurte natural não açucarado com cereais puff. Já partilhei várias vezes no Instagram a minha marca de eleição: a Rude Health. Estes cereais têm pouquíssimos ingredientes e são sem açúcares adicionados. As opções são variadas mas os preferidos são os de aveia.

Para o lanche de tarde, costumo variar um pouco mais. Com a inspiração dos livros e dos blogs de que vos falei, faço bolachinhas, panquecas, smoothies ou purés de fruta para adoçar a tarde. E como faço para transportar os purés de fruta, perguntam vocês? A escolha aqui de casa são as saquetas reutilizáveis da Squeez. Fáceis de utilizar e de lavar (tanto à mão como na máquina de lavar), são a melhor opção para as versões de purés e smoothies homemade. Estes pacotinhos existem em três tamanhos (100, 150 e 200 mL), podendo ser utilizados por toda a família. Também os uso para os meus lanches, quando não quero fazer asneiras fora de casa.

pacotinhos-squeez

Para conservar as frutas e não oxidar, costumo adicionar umas gotas de limão. Em casa conservo os purés sempre refrigerados (podem aguentar até cinco dias no frigorífico). Quando saio ou para a escola, transporto numa lancheira. estes pacotinhos da Squeez são uma boa opção por serem livres de químicos (BPA, PVC, Ftalatos), tendo sido considerados seguros pela Segurança Alimentar portuguesa. Se quiserem receitas especialmente criadas e testadas por mães que usam pacotinhos Squeez, podem ver aqui todas as receitas.

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