Montessori

Desfralde: Vamos largar as fraldas?

Primavera rima com desfralde para pais de crianças pequenas. Todos falam no desfralde, ele tem de acontecer e entramos em mais uma competição de mães e as comparações começam! Primavera é sinónimo do início dos Jogos Olímpicos das Fraldas em Fuga!

desfralde-esta-na-hora

Desfralde: Respeitar o ritmo da criança

Chegar aos dois anos de idade da criança é sinónimo de um conjunto de marcos que têm de ser atingidos… Será que sim? Quem me acompanha, sabe que gosto bastante do que o método Montessori nos transmite. Estou longe de ser uma purista Montessori. Tento adaptar à nossa realidade o que me faz sentido para o desenvolvimento da autonomia do meu filho. Em Montessori, devemos seguir a criança e não o contrário, respeitando-a e proporcionando-lhe o ambiente adequado à sua idade.

Cai por terra a ideia pré-concebida de que a Primavera é uma boa altura para largar a fralda… Se a criança não nos der sinais de que está preparada, vale a pena impor a nossa vontade? Ao não estar preparada, o desfralde poderá correr mal, a roupa vai molhar-se e a tendência para repreender vai aparecer… Apenas porque o tempo vai estar mais quente, a roupa vai secar mais rápido, vamos impor a nossa vontade?

Como tudo na maternidade, para o desfralde existem mil e uma teorias e mil e um livros Pois… Mas o que resulta para uns pode ser errado para nós e trazer-nos frustrações desnecessárias… Para que o desfralde corra bem, vamos estar atentos aos sinais para percebermos se está na hora. Mas que sinais são esses?

Desfralde: Os sinais a que não vale a pena fugir

Não existe uma idade certa para o desfralde. Em PequeFelicidad, sobre o desfralde segundo o método Montessori, referem-nos que os sinais de que a criança pode estar pronta para o desfralde podem iniciar-se por volta dos 12 meses, para algumas crianças. Outras apenas apresentam esses sinais entre os 18 e 36 meses, sem que signifique que algo está mal.

O melhor conselho que vos dou é falem com o pediatra dos vossos filhos. Façam todas as perguntas que acharem necessárias para se sentirem tranquilos. Se o vosso filho estiver na escola, não se esqueçam que as educadoras são também uma boa ajuda nesta fase. São elas que estão a maior parte do dia com ele e poderão dar-vos dicas quanto a alguns sinais.

Os sinais de que a criança pode estar pronta podem ser físicos, cognitivos e comportamentais, como podemos ler em Meu filho está pronto para tirar a fralda?. A nível físico, a fralda seca após a sesta pode mostrar-nos que a bexiga já consegue reter chichi por mais tempo. Também andar com maior autonomia pode ser um sinal de que o desfralde pode acontecer em breve. A nível comportamental, sentir incómodo com a fralda suja, vestir e despir-se sozinha, dar sinais físicos ou verbais de que tem vontade de fazer cocó demonstra a evolução da criança. Aqui, pode também ser importante notar que a criança procura privacidade mesmo tendo a fralda. A nível cognitivo, a criança já segue instruções simples, entende o lugar das coisas e sabe para que serve a casa-de-banho.

Desfralde: Porque o adulto também é importante

Enquanto pais, criamos as mais diversas expectativas para as diferentes etapas dos nossos filhos. Quando as coisas não correm como esperamos, a ansiedade ataca e gera frustrações desnecessárias que passarão para a criança. O nosso estado de espírito é assimilado pelos nossos filhos e devemos tentar que o stress fique fora da porta de casa, evitando que passe para a nossa relação com eles.

Na fase do desfralde, devemos ter um espírito positivo sobre a situação, respeitando o ritmo da criança, e utilizar linguagem positiva, esquecendo comentários que poderão ter efeitos indesejados… Existem frases que devem ser ditas e outras de que devemos fugir enquanto pais. O respeito que demonstramos e as nossas atitudes vão permitir que a criança progrida de forma segura, sem receios do que vem a seguir e, principalmente, sem medo de molhar a roupa ou o chão porque sabe que vai ser repreendida.

Evitem comparações com outras crianças, evitem os castigos e as recompensas, mas antes tornem o momento divertido, expliquem à criança o que se está a passar e faz sentir a criança acompanhada em cada instante. Como escreve a minha querida Sylvia Sousa em Mindful Montessori:

Trata-se de uma aprendizagem, e não de um treino extremamente pessoal. Pode demorar muitos dias, ou muitos meses. Não é de todo uma corrida contra o tempo!

Tenham presente, acima de tudo, que esta aprendizagem não é apenas para a criança mas também vossa. Porque, afinal de contas, sermos pais é aprendermos todos os dias que a vida ainda tem muto para nos mostrar, não é verdade?

Desfralde: A lista dos essenciais para a casa-de-banho

Para tudo na maternidade parece existir uma lista de essenciais e o desfralde não foge à regra! Mais do que pensar em essenciais, gosto de olhar para estas listas como pequenas ajudas para tornar cada etapa mais fácil. Um ambiente preparado para a criança na casa-de-banho é fundamental para facilitar o processo e tornar tudo mais divertido!

Em Montessori en Casa, podemos encontrar quatros essenciais a ter para o desfralde: banco que permita o acesso à sanita, roupa fácil de vestir e despir, fralda-cueca para aprendizagem e adaptador de wc portátil. Caso prefiram, podem ter um bacio na casa-de-banho, que deve estar sempre no mesmo local para que a criança se habitue ao seu espaço. Pode ser importante ter um cesto com os essenciais de higiene e um livro que fale do desfralde. Podem também colocar alguma roupa extra para facilitar as trocas e um tapete lavável na zona do bacio.

Desfralde: Como estamos aqui em casa?

O meu filhote tem 23 meses. Ainda não apresenta todos os sinais de que está pronto mas já vou dando conta de que poderá estar para breve esta nova etapa. Na escola, a educadora já partilhou connosco que ele tem curiosidade pela área onde estão os bacios. Noto que já vai ficando incomodado quando tem a fralda suja, já toma sempre a mesma posição quando faz cocó e senta-se de vez em quando no bacio que temos para ele. Já começámos a usar fralda-cueca em casa ao fim-de-semana para que se vá habituado aos gestos. Quando lhe estou a mudar a fralda, gosto de lhe explicar o que estou a fazer e ele sabe onde tem os seus produtos de higiene.

Vou preparar um espaço para ele na casa-de-banho para que se habitue ao local onde vai estar o seu bacio, que comprei na IKEA. Já comprei um cesto na Primark onde vou colocar um livro sobre o desfralde e os artigos de higiene. O livro escolhido para esta fase foi “Nôno e o Bacio” que encomendei na FNAC. Como artigos de higiene, vou ter fraldas-cueca do Jumbo (a marca que usamos desde o nascimento) e toalhitas WC Júnior da Scottex, para os primeiros tempos.

Para saber mais sobre o desfralde

9 dicas para tirar as fraldas ao seu filho – Observador

Como desfraldar meninos – Baby Center

Meu filho está pronto para tirar a fralda? – Baby Center

Cómo dejar el pañal según la filosofía Montessori – PequeFelicidad

Del pañal al wc con naturalidade y respeto – Montessori en Casa

Dejar el pañal. Frases que sí puedes decir y Frases que no puedes decir – Aprendiendo con Montessori

Siga a Mom descomplicada
20

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *