Maternidade

Amamentar: onde comprar os essenciais?

Amamentar tem a sua lista de essenciais que muda de mãe para mãe. Quando escrevi sobre o que guardar na mala da maternidade, partilhei alguns dos essenciais que levei para amamentar, como é o caso dos soutiens de amamentação. Para completar este post escrito há algum tempo,  hoje partilho convosco os meus essenciais para amamentar. Vou dizer-vos onde os comprei e o que considerei para a sua escolha. Por estas partilhas são boas, não são?!

Não pensem que sou fundamentalista nisto de amamentar… Estou muito longe de achar que quem não amamenta é pior mãe do que quem amamenta. Defendo que cada mãe toma a melhor opção para si e para o seu filho e não devemos questionar. Dentro de quatro paredes, só sabe quem lá vive… E devemos apoiar-nos mais enquanto mães e mulheres… Não concordam comigo?

Ainda amamento aos 22 meses de idade do meu filho e confesso-vos que não esperava chegar aqui quando escrevi, aos oito meses, sobre estes momentos a dois. Neste percurso já longo, claro que já ouvi  a famosa expressão “Ainda amamenta?”… Quem nunca passou pelo mesmo? Mas como acho que as experiências são para partilhar no mundo da maternidade, sejam elas boas ou más, aqui falo eu dos meus essenciais para amamentar.  Ser prática, descomplicada mas ser bonita ao mesmo tempo… Porque, nunca se esqueçam: devemos ser mães sem nunca nos esquecermos de sermos mulheres!

amamentar-o-bebé

Amamentar: Optar por camisa de dormir ou pijama?

Primeiro, por aqui optei por camisas de dormir, o que foi bom já que fiz cesariana. Provavelmente, foi a minha tarefa mais difícil… Foi uma verdadeira aventura encontrar camisas de dormir que não parecessem do tempo das nossas bisavós…

Consegui encontrar modelos engraçados na secção de lingerie do El Corte Ingles. Na altura em que estive grávida, a Oysho ou a Women’s Secret, ainda não tinham colecções de maternidade muito divulgadas e acabei por as descobrir já depois de ter sido mãe. O que foi uma pena… Descobri que estas marcas têm coisas tão giras para as recém-mamãs! A colecção Maternity da Oysho oferece diferentes modelos bastante femininos, o que é bom já que queremos estar bonitas depois de sermos mães, não é verdade? Já a colecção Maternidade da Women’s Secret acho que está mais completa ao ter, para além de roupa,  também necessaires e mala de maternidade.

Outro essencial de que não se podem esquecer, principalmente para os dias na maternidade, é um robe. Encontrar um robe já é uma tarefa bem mais fácil pois a oferta é bastante maior. Para quem não quer gastar muito e sabe que o robe será uma peça para usar uma ou duas vezes, a Primark pode ser uma boa opção. Para quem gosta desta peça e usa bastante, já pode espreitar as ofertas da Oysho, Women’s Secret ou outras marcas que sejam do vosso agrado. Acima de tudo, o que importa é que se sintam confortáveis e bonitas ao mesmo tempo.

Amamentar: a sustentação certa e prática

Amamentar é, também, usar o soutien certo. Numa altura em que há um aumento de tamanho e maior sensibilidade, há que privilegiar a boa sustentação da mama. Não existe nada pior que uma má sustentação da mama ou usar um tamanho errado. Precisamos da sustentação certa e de acesso fácil para o nosso bebé. Porque não escolher um serviço de bra fitting, como o da Dama de Copas nesta fase? Já tinham pensado nisso?

Para quem não sabe, através do bra fitting é-vos aconselhado o modelo certo de soutien. Como é referido na Dama de Copas, o bra fitting permite-vos ter a lingerie adequada ao vosso corpo e à roupa que utilizam todos os dias. Não poderia ser melhor, certo?! A Dama de Copas possui um serviço de bra fitting específico para mamãs, o Bra Fitting Mamã e destacam a sua importância:

Na gravidez e amamentação, o peito aumenta e fica mais sensível. (…) Fica mais pesado e é muito importante estar atenta a estas alterações, de modo a prevenir a flacidez e estrias. (…) Todas as mamãs precisam de um excelente suporte, para sustentar e imobilizar o peito, e separá-lo da barriga.

(informação a partir da página Dama de Copas)

Para além desta opção, temos as sugestões da Oysho e da Women’s Secret. Para amamentar, a minha opção de lingerie foi a H&M que tem uma grande oferta de artigos para mamã.

Outras dicas para amamentar

Amamentar é, também, entrar num mundo em que as dúvidas surgem a cada esquina. À nossa volta, parece que toda a gente é entendida no assunto… Por outro lado, nem sempre temos amigas que tenham amamentado por perto para nos ajudar. Podemos também não querer despertar as nossas mães de madrugada… É aqui que nos lembramos do amigo Google mas que nem sempre pode ser a melhor ajuda…

Para vos ajudar, sugiro-vos a página da Medela, uma marca direccionada para produtos de amamentação. Provavelmente, devem conhecer o famoso Purelan, um creme para os mamilos à base de lanolina. Para além do Purelan, na página da Medela, podem encontrar muita informação relevante para quem está a amamentar. Por exemplo, o Dicas e conselhos de amamentação disponibiliza uma compilação de artigos que vos podem ser úteis para as vossas dúvidas.

Caso necessitem de ajuda presencial, a Clínica Amamentos poderá ser a solução. Tem uma equipa de conselheiros de amamentação que auxiliam a tornar esta fase mais fácil e bem sucedida. Portugal dispõe também da Rede Amamenta. Esta Rede disponibiliza informação baseada em evidências científicas, apoio emocional e prático para auxiliar na amamentação. Procurem na página da Rede Amamenta onde encontrar ajuda presencial na vossa área de residência.

Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *