Parentalidade

Psicologia para o meu filho: a relação entre pais e filhos

Como já devem ter-se dado conta ao acompanhar o meu blog, tento sempre encontrar as melhores fontes para os assuntos relacionados com a maternidade e a parentalidade. Sou uma permanente curiosa sobre diferentes temas e, quando não sei tanto assim sobre um assunto para me sentir confortável para escrever, costumo pedir ajuda a quem sabe mais do que eu para vos poder oferecer os melhores posts possíveis nos mais diversos assuntos. Assim nasce a rubrica “Psicologia para o meu filho” no blog Happy Mom descomplicada. A partir de hoje, e numa colaboração com a Patrícia, psicóloga no consultório Completamente, passaremos a ter textos sobre o desenvolvimento dos mais pequenos, escritos por quem mais está à vontade para escrever sobre estas questões.  

O consultório Completamente – Saúde & Educação existe desde 2013 e conta com uma equipa multidisciplinar bastante experiente, que intervém em contexto privado e social. Intervimos nas áreas da Psicologia ClínicaPsicoterapiaPsicologia EducacionalPsicomotricidadeTerapia da FalaTerapia de CasalTerapia Familiar e Orientação Vocacional.
Trabalhamos em várias valências, nomeadamente, intervenção precoce, crianças em idade escolar, adolescentes e adultos. Fazemos acompanhamento a nível individual, em casais, e a nível familiar.
Estamos localizados em Almada (Laranjeiro) e atuamos também nos estabelecimentos de ensino nos distritos de Setúbal e de Lisboa. 

RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS

A importância de um bom relacionamento entre pais e filhos é a base de todo o desenvolvimento emocional da criança. Isto é verdadeiramente importante. Aliás, é a base para todas as crianças. O seu futuro depende disso.  
A relação começa quando o bebé ainda está na barriga da mãe e prossegue diariamente até à idade adulta. A relação constrói-se todos os dias, sem perfeição, com o objetivo de amar, amparar e cuidar.  
Os pais devem estar disponíveis para a relação, devem brincar (muito) com os filhos, ouvi-los e rir com eles. Devem ter o direito a despender tempo com os seus filhos e aproveitar muito esta relação.
Crianças com boas relações com os pais, com uma boa vinculação, são crianças mais felizes e com mais competências em várias áreas.

Caso tenham algum tema mais específico que gostassem de ver abordado nesta rubrica, sintam-se à vontade para me contactar que tentarei que seja abordado neste espaço.




Siga a Mom descomplicada
20

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *