Leituras da mãe

Animais de estimação e as crianças: Livros que ajudam!

Para quem tem estado atento à página do Facebook da Happy Mom descomplicada, já se deve ter dado conta que um dos meus objectivos para 2018 é ler mais e partilhar mais sugestões de leitura convosco, para que também possam apostar em mais momentos em família dedicados à leitura. E podem encontrar estas sugestões de leitura, tanto no Facebook como no Instagram da Happy Mom descomplicada com a hashtag #umlivropordiaem2018.
A sugestão de hoje (e de ontem!) de leitura, por ser mais do que uma sobre o mesmo tema, decidi fazer um post e partilhar convosco também uns vídeos sobre estas sugestões de leitura. E que sugestão é esta? São os mais recentes de livros da  Joana Pereira, veterinária que se dedica também à escrita de livros para ajudar os mais pequenos a cuidar dos seus animais de estimação. Descobri esta autora no programa Faz Sentido da SIC Mulher, quando foi ao programa falar um pouco sobre alguns dos seus mais recentes livros, e partilho agora convosco os dois vídeos sobre eles.

 

 

 
Achei a conversa com a Joana Pereira bastante interessante e que estes seriam livros com alguma inspiração Montessori já que podem ser utilizados no dia-a-dia com os mais pequenos, ensinando-os a cuidar dos seus animais, a ganharem a autonomia nessa tarefa e a serem responsáveis pelos seus amiguinhos de quatro patas. Não há aqui animais falantes a fazerem acrobacias mas sim textos construídos para os mais pequenos aprenderem sobre as características e comportamentos de diferentes raças de cães, roedores, gatos ou sobre tartarugas, tendo também informação sobre os cuidados diários e quais os objectos que será necessário ter em casa para dar o ambiente adequado , aos animais de estimação. Para além destes livros lançados em 2017, a autora havia já publicado outros dois em 2015, igualmente interessantes, intitulados “O meu gato e eu. Como cuidares do teu melhor amigo” e “O meu cão e eu. Como cuidares do teu melhor amigo”
Dar a conhecer às crianças mais pormenores sobre o pequeno animal que agora acolhem nos seus braços será fundamental para eles cuidarem melhor do pequeno amigo e desenvolverem o sentido de responsabilidade e a consciência de que aquele ser necessita dos seus cuidados para crescer saudável e cheio de energia para as brincadeiras lá em casa. Nisto de ter animais de estimação, não basta apenas fazer a vontade aos mais pequenos e comprar o primeiro animal com que nos cruzamos quando entramos na loja. Há que decidir em consciência (e isso é também parentalidade) qual o animal que mais se adequa às rotinas da família e ao espaço disponível em casa pois apenas assim o animal de estimação será verdadeiramente feliz connosco. Deixo-vos agora os links dos mais recentes livros sobre animais de estimação escritos por Joana Pereira, acreditando que poderão ser boas opções de leituras e de momentos de aprendizagem e de partilha em família. Boas leituras e cuidem bem dos vossos amigos de quatro patas, envolvendo as crianças nessas tarefas!
 
 
 
Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *