Dia-a-dia

Já pensaram no vosso calendário do advento?

Termina hoje o mês de Novembro e inicia-se amanhã o último mês do ano. Dezembro. Mês do Natal, dos presentes e de convívios prolongados em família. Os últimos 31 dias do ano em que fazemos a revisão do que passou e em que começamos a idealizar o novo ano que já está aí à porta.
No dia 1 de Dezembro, em muitas casas portuguesas e não só, começa a utilizar-se o calendário do advento. Para os mais distraídos, o Advento corresponde, no calendário católico, aos dias que antecedem o Natal e tem a sua origem nos Luteranos da Alemanha e na sua contagem decrescente até à Véspera de Natal, através de um risco de giz ou com uma vela acesa. Mais concretamente, para esta contagem, assinalam-se os quatro domingos que antecedem o Natal e esses são os chamados Domingos do Advento. Para a maioria de nós e fruto do consumismo tão associado a esta quadra, associamos o calendário do advento a pequenas janelas de onde, durante 24 dias, retiramos um pequeno chocolate para adoçar o nosso dia. Mas será que o calendário do advento se deve resumir a isto?
Há uns tempos, vi no Instagram da OH Brain! uma ideia engraçada para o calendário do advento: o calendário seria uma casa das emoções em que tudo caberá “um agradecimento, um cuidado, um conselho, pedacinhos de histórias ou de poesia dos nossos dias“. E não é uma ideia diferente para vivermos esta quadra? Depois de ver esta ideia, pensei: “Vamos lá ver o que encontramos no Google quanto a ideias diferentes para calendários do advento?“. Numa pesquisa rápida, encontrei a sugestão da Mum’s the boss que sugere a criação de calendário de actividades para ser vivido em família através de pequenas actividades para realizar com os mais pequenos nesses 24 dias. Também o blog Casa com Amor faz a mesma sugestão de calendário. No post O nosso calendário do advento, apresenta diferentes fotografias e links a documentar as actividades a realizar até à véspera de Natal, algumas delas que se inserem perfeitamente no espírito das actividades de vida prática de Montessori (destaco a actividade de cozinha de dia 23/12). 
E agora perguntam vocês… E como vai ser o teu calendário do advento, Happy Mom?
Confesso que nunca achei muita piada aos calendários do advento de chocolate… Sempre achei que se perdia ali qualquer coisa, principalmente a parte de partilha e de solidariedade que devem estar presentes em todos os dias do nosso ano. Por isso, pensei num calendário do advento diferente. Que será feito por mim e por vocês. Feito de partilha, de entreajuda e de braços voluntários que pretendam ajudar… O meu calendário do advento será dar-vos a conhecer, em cada um dos 24 dias que nos separam do Natal, 24 associações/projectos solidários a quem a nossa ajuda permitirá ir um pouco mais longe no seu motivo de existir.
Fazem esta caminhada juntamente comigo durante os próximos 24 dias e levam mais longe a voz destas associações/projectos? Conto convosco!

Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *