Montessori

Crescer como adulto preparado

Explorar Montessori é crescer. Não é só a criança que, em cada um dos seus períodos sensíveis, evolui e alcança o patamar seguinte. O adulto que evolui na perspectiva de se tornar um adulto preparado também cresce. E, à sua maneira, também passa pelos seus períodos de crescimento. Ser adulto preparado é ganhar a serenidade necessária para termos a capacidade de não interferir com aquilo que a criança está a fazer. Enquanto adultos, temos de aprender a não interromper, a ter capacidade de termos a tranquilidade a transpirar por todos os poros e, acima de tudo, a sermos capazes de observar com o coração.

Desde que comecei a explorar este mundo maravilhoso que é Montessori, tenho repensado diversos aspectos da minha vida. Sempre fui uma pessoa de abraçar diversos projectos ao mesmo tempo. Enquanto não constituí família, a disponibilidade mental era outra e parecia que não sabia dizer que não. Mas engravidei. Fui mãe. E descobri Montessori. Para sermos capazes de educar para a paz, temos de repensar a nossa forma de estar perante a vida… Todos os dias. Agora já não consigo abraçar muitos projectos. Só abraço mesmo aqueles que me preencham e, acima de tudo, aqueles que não me roubem tempo ao que é mais importante na vida: o núcleo familiar.

Busco a serenidade todos os dias. Gosto de tomar o pequeno-almoço com a casa ainda em silêncio e ler apenas porque sim. Sem necessidade de escrever artigos, relatórios ou procedimentos. Ver receitas deliciosas para experimentar em família e deliciar as minhas pessoas.

Busco a serenidade todos os dias porque apenas assim conseguir ser o adulto preparado para estar ao lado do meu filho. E isso é o caminho certo!

Siga a Mom descomplicada
20

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *