Montessori

Livros sobre Montessori: onde encontrar?

Esta semana publiquei uma foto na página do Facebook do blog com três livros sobre Montessori e a forma de adaptar ao nosso dia-a-dia, publicação que agora aqui partilho.

No seguimento desta publicação, recebi algumas questões sobre onde adquiri estes livros e surgiu-me a ideia de escrever um post sobre possibilidades de locais para adquirir livros sobre Montessori, que não pretendo que seja exaustivo mas que seja um pequeno ponto de partida para as vossas leituras. Espero que gostem!
WOOK
Confesso que  a maior parte dos livros que adquiro online faço-o através da Wook. Todas as encomendas costumam correr muito bem, mesmo com aqueles livros mais difíceis de arranjar e que têm de ser pedidos às respectivas editoras. Fazendo uma pesquisa por Montessori no site, aparecem-nos (à data de hoje) 611 resultados (livros e eBooks), surgindo logo em destaque o livro “Educar com o coração”, que partilhei na minha foto, da Cristina Tébar que escreve no blog Montessori en casa. A oferta de livros em português não é muito grande, é um facto, sendo a oferta disponível maioritariamente em francês.  Existem as opções mais variadas neste idioma, com uma grande variedade de cadernos e de caixas com material para actividades Montessori. Em inglês, a Wook disponibiliza livros mais teóricos sobre Montessori, mas fundamentais para compreender o método, de que destaco “Montessori from the start”, de Lynn Lillard Jessen e Paula Polk Lillard“The discovery of the child” de Maria Montessori
FNAC
Fazendo a mesma pesquisa sobre Montessori no site da FNAC, a oferta é mais reduzida: apenas 74 títulos sobre este tema. Novamente, o livro da Cristina Tébar surge como primeira sugestão e aqui podemos encontrar já títulos também em espanhol, como o livro “Jugar y aprender com el método Montessori” de Leslie Britton. Surge-nos também o “How to raise na amazing child the Montessori Way”, de Tim Seldin (presidente da Montessori Foundation), e que poderá também ser uma boa opção.
BERTRAND
Já na Bertrand conseguimos encontrar 609 livros e 47 eBooks sobre Montessori. Novamente, podemos encontrar uma grande variedade de livros em francês, de onde destaco uma oferta que pode ajudar na fase da aprendizagem dos números por ser fácil de adaptar para português: “Ma pochette Montessori: Les chifres rugeux”. Temos também o livro de Gilles Cotte Delphin, “Montessori à la maison: Explorer la nature”, com actividades para realizar ao ar livre, e “Montessori today” de Paula Polk Lillard, que nos apresenta uma abordagem à educação Montessori desde criança à fase adulta.
Em jeito de resumo e olhando para as sugestões que aqui vos deixo, noto a falta que existe de boas fontes de leitura sobre Montessori em português. Parece-me que ainda há algum caminho a percorrer para podermos ter mais fontes acessíveis a todos e que não estejam obrigatoriamente na internet. Estamos numa era da tecnologia não devemos estar dependentes apenas dela para encontrarmos a informação de que necessitamos sobre os temos que nos apaixonam. Confesso… Adoro livros e acaba por ser neles que mais gosto de aprofundar o que pretendo. Mas penso que a pouco e pouco, com um número crescente de pessoas a terem maior interesse por Montessori (e isto será válido para outras pedagogias também), acredito que comecem a aparecer mais livros traduzidos para português e que tornem este método mais acessível a todos.
Fico à espera do vosso feedback e caso tenham outros locais/livros que conheçam, partilhem!
Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *