Montessori

É uma amizade construída desde o início

Os primeiros 12 meses da criança, como já toda a gente nos disse, podem ser dos mais determinantes a todos os níveis. Alimentação, comportamento, rotinas (as possíveis)… Enfim, uma imensidão de aspectos que garantidamente irão estar na origem como o nosso bebé se relaciona com o mundo e as pessoas à volta dele.
Quando fui à consulta dos seis meses com o meu filho, achei muito curiosa uma recomendação que o pediatra fez: “coloquem livros à disposição dele. Permitam-lhe tocar nas páginas. Ver cores e texturas”. Eu, uma apaixonada confessa por livros, fiquei assim meio sem saber o que dizer… Mas depois descobri que existem livros para os mais pequeninos a partir dos seis meses. São pincelados de cor e de texturas diferentes para despertar o interesse dos mais pequeninos, sendo as opções muito variadas. Por aqui, optamos por objectos do dia a dia, desde a hora de dormir a objectos relacionados com a alimentação, o vestir ou o brincar. Começamos por ter o bebé sentado no colo, em família, e a mostrar-lhe os livros e permitir-lhe a exploração ao seu ritmo.
Agora, aos 15 meses, já é ele que vai buscar os livros à prateleira, conforme o que lhe apetece. É cultivar uma amizade desde cedo e que trará os maiores benefícios no futuro.
Para quem conhece um pouco da pedagogia Montessori e da forma como podemos preparar o ambiente para a criança, um dos aspectos que se refere é proporcionar a criação de um cantinho de leitura, numa qualquer divisão da casa, em que se garanta que a criança pode chegar livremente aos livros e escolher os que prefere em cada momento. Não deve ser um canto cheio de livros mas devemos sim ir trocando de tempos a tempos para que existam sempre novos livros para serem explorados pela criança.
Numa pesquisa no Pinterest encontrei este cantinho de leitura que acho muito mimoso. E do mais simples de ser feito. Aquelas prateleiras na parede são do Ikea. O céu será o limite na criação de um cantinho de leitura. Por aqui, ainda não temos o cantinho construído mas para lá caminhamos na criação no ambiente preparado que pretendemos que seja a nossa casa.
E por aí? Como são os vossos bebés e os livros?
Siga a Mom descomplicada
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *