Escolhas da mãe

Conhecem a alegre Paula?

Quando se fala de miúdos e de desenhos animados, a grande maioria das pessoas pensa logo em canais como o Panda, Disney Channel, Baby TV ou Baby First, muitas vezes remetendo para o esquecimento aquilo que por cá existe de bom.

Já espreitaram o Zig Zag, o programa para os mais pequenos da RTP2? Dá em dois períodos da programação deste canal, de manhã a partir das 7h e de tarde, e têm daqueles desenhos animados à antiga. Nada de PJ Masks ou coisas afins. Por aqui há desenhos animados com boas mensagens, sem super heróis do imaginário e gosto em particular de um deles pela mensagem positiva que carrega para os mais pequenos.

Conhecem a Paula? A Paula é uma pequena menina de 6 anos que vive com a mãe, a avó e o irmão. Os pais são separados (quantos meninos hoje em dia não vivem esta realidade de perto?) e tem outra particularidade. A Paula tem Síndrome de Down ou Trissomia 21. Estes desenhos animados mostram o dia-a-dia desta menina dócil com vontade de conhecer o mundo, que passa por dúvidas como todos os meninos e que gosta de ter tudo muito arrumado. Nestes desenhos animados mostra-se, numa linguagem adaptada ao mais pequenos, que os meninos com Síndrome de Down gostam das mesmas brincadeiras e aventuras que todos os outros. Apenas existe ali um gene que os faz ver o mundo de outra forma mas isso não significa que não mereçam as mesmas oportunidades de explorar a natureza, a amizade, as relações com as outras pessoas e tudo o que tiverem vontade.

Espreitem o Zig Zag e sentem-se no sofá com os vossos filhos para verem a alegre Paula. Será uma óptima oportunidade para miúdos e graúdos falarem sobre Síndrome de Down e se quebrarem determinados preconceitos. Um tempo de família de qualidade, posso garantir-vos!

Siga a Mom descomplicada
20

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *